Um aposentado de 56 anos saiu de Chuí, no Rio Grande do Sul, pretende chegar à Capital Federal para se encontrar com a presidente Dilma Rousseff e, depois, seguir até Oiapoque, no Amapá, extremo norte do país.
Ainda faltam mais de 800 km para o aposentado Janilton Ferreira chegar a Brasília. Na capital do Brasil, ele pretende um possível encontro com a presidente para uma foto que vai incrementar seu álbum, que já conta com celebridades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o jogador Neymar, dentre outros.
Entre uma parada e outra, no trajeto que atravessa o país de um extremo a outro, ele faz questão de registrar a cidade por onde passa, juntando documentos, fotos e jornais. Todo o material é colocado nas pastas que o aposentado leva na garupa.
O ciclista chegou a Porto Ferreira na terça-feira (22/11), vindo de Araras. Esteve na Prefeitura, onde recebeu uma declaração oficial de que passou pela cidade e revelou um pouco mais sobre essa aventura.
“Sou apaixonado por bicicleta e comecei a viajar em 1986. Já passei por 24 capitais brasileiras e conheci também países como Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile e Bolívia”, disse.
Nascido em Itajaí (SC), ele conta que chega a pedalar até 100 km por dia. “Minha mulher já viajou comigo e um dos meus filhos também tentou me acompanhar, mas acabou desistindo. Hoje em dia, vamos só eu e Deus, que é meu melhor amigo e me ajuda em todas as dificuldades”, completa.
Durante as viagens ele dorme em pensões, albergues ou até mesmo em locais onde as instalações são mais precárias e é preciso muitas vezes dormir no chão, mas não se importa. Quer mesmo é concluir o percurso em sua bicicleta. “Quando tenho saudade, ligo para casa e falo com a minha esposa. Mesmo que seja por pouco tempo já ajuda”.
Fonte: AECI/Prefeitura Municipal