Na segunda-feira, 14 de novembro, o vereador Rômulo Rippa encaminhou ao Prefeito Municipal Dr. Maurício Sponton Rasi e ao Diretor do Departamento Municipal de Saúde questionamento sobre a solicitação legislativa de criação de um grupo de atenção especial à saúde de pessoas ostomizadas.
Em agosto deste ano, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Porto Ferreira despachou a Indicação nº 169/11, que trata sobre o assunto, e deverá ser estudada nos próximos dias pelos técnicos do Departamento Municipal de Saúde.
O termo “ostomizado” se refere a pessoa que tenha passado por uma “estomia”. Estomia é um procedimento cirúrgico que consiste na exteriorização do sistema (digestório, respiratório e urinário), criando um orifício externo que se chama estoma.
Em sua maioria, as estomias são intestinais (colostomia e ileostomia), ou seja, intervenções cirúrgicas realizadas, tanto no cólon (intestino grosso) como no intestino delgado e consiste na exteriorização de um segmento intestinal, através da parede abdominal, criando assim uma abertura artificial para a saída do conteúdo fecal.
Esse tipo de pacientes ostomizados fazem uso de bolsas externas, que devem passar por processos de higiene e cuidados médicos especiais regularmente.
Segundo a propositura parlamentar, a definição da atuação da equipe, seria a prestação de serviço de assistência especializada de natureza interdisciplinar às pessoas com estoma, objetivando sua reabilitação, com ênfase na orientação para o autocuidado, prevenção de complicações nas estomias e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança.
Esse grupo de apoio deverá dispor de equipe multiprofissional, equipamentos e instalações físicas adequadas, integrados a estrutura física de policlínicas, ambulatórios de hospital geral e especializado, unidades ambulatoriais de especialidades, unidades de Reabilitação Física.
“O Requerimento nº 449/11, aprovado por unanimidade dos vereadores, cobra o Poder Executivo Municipal para que exista um planejamento de criação do grupo de apoio e atenção. Muitos munícipes estão ansiosos para participar da iniciativa.”, afirmou o vereador autor da propositura.