De 23 a 27 de novembro, quem compareceu ao Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro viveu momentos mágicos. A Audição Musical 2011 reuniu alegria, descontração, dedicação, emoção e magia. Crianças dedicaram-se ao máximo. Adolescentes, jovens e adultos se doaram de tal forma que surpreendeu até os próprios integrantes da Escola Livre de Música e Artes, projeto mantido pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Instituto Culturas.
As apresentações tiveram início na quarta-feira, 23, com a participação dos professores Tiago Devenésio, Eliane Borelli e Lucas Marcondes, todos da Escola Livre, que puderam demonstrar o porquê são professores de música. Violão, piano e sopro (sax) foram os destaques. Neste mesmo dia, Bia Anchão e Leonardo Andreotti, alunos da escola, também deram boas-vindas à audição. Para finalizar com chave de ouro a abertura da edição 2011 do evento, o coral municipal Coro Et Laboro, regido por Juliana Colli, mais uma vez surpreendeu, com vocalizações belíssimas.
Na quinta, 24, o público presente, composto na maioria por pais “orgulhosos”, assistiu a apresentações brilhantes de alunos ao piano, guitarra, teclado, bateria e instrumentos de sopro, dos professores Eliane Borelli, Tiago Devenésio, Lucas Marcondes, Régis Berreta e Eder dos Santos.
O terceiro dia de apresentações reservou espaço para alunos de violino, orientados pelo professor Francisley de Gobbi, e teatro, com Kleber Gabriel. Uma cena da peça “O Crime da Cabra” teve parte do público presente junto com os atores no palco, possibilitando aproximação e interação de intérpretes e plateia.
Mas a emoção maior ficou para os dois últimos dias. Sábado e domingo, o “Mágico de Oz” foi trazido para a audição pelo grupo Damaso, dirigido por Gabrile Grigoleto (Gabi), professora do curso de dança da Escola Livre. Ao todo, 49 alunos, sendo 22 crianças do projeto Espaço da Cidadania, com o apoio da Escola de Dança do Grêmio Ferroviário Ferreirense, – e mais uma grande equipe formada pelos profissionais do Departamento de Cultura, Instituto Culturas, pais, parceiros e voluntários – deram numa demonstração de dedicação, compromisso e competência. O “Mágico de Oz”, com cenários e figurinos riquíssimos, interpretação, iluminação, sonorização e efeitos impecáveis fez o público presente se emocionar com a atuação. Ao final do espetáculo, quando o grupo foi aplaudido em pé pela plateia, era visível a emoção das crianças.
Todos estes ingredientes fizeram com que a Audição Musical 2011 contribuísse para a manutenção deste projeto que cresce a cada ano. “Estamos orgulhosos das belíssimas apresentações dos alunos da Escola Livre de Música e Artes. Cada curso, cada aluno mostrou do que são capazes de realizar quando lhe são oferecidos elementos e condições para atingir seus objetivos. Parabéns a todos os alunos e professores. Está é nossa missão, uma escola pública gratuita e de qualidade. Não podemos deixar de agradecer à participação efetiva das famílias nesta confraternização, no acompanhamento dos seus filhos, que move todas as nossas atividades artísticas e nos dá credibilidade para exercer nosso trabalho. Agradecemos pela confiança”, disse Marco Riolino, diretor municipal de Cultura e Turismo.
Ele ainda agradeceu a todos que contribuem para o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento das artes no município, e pela parceria do Instituto Culturas na administração da Escola Livre de Música e Artes pelos trabalhos desenvolvidos em 2011. “Feliz Natal e um próspero ano novo, muito obrigado a todos” concluiu.
Veja mais imagens acessando http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2011/11/30/audicoes-da-escola-livre-de-musica-e-artes-entre-23-e-27-de-novembro/
Fonte: AECI de Porto Ferreira,crédito das fotos para Mário e Nenê