O Natal de Luzes 2011 terá três grandes atrações gratuitas para o público que comparecer à praça Cornélio Procópio (Matriz) neste final de semana: a apresentação da Orquestra do Samba, de corais de São Carlos e Porto Ferreira, e o projeto Cinema na Praça.
Com patrocínio da MarGirius, a Orquestra do Samba, com regência do Maestro João Bonano, se apresenta nesta sexta-feira (16/12), às 20h30. A apresentação é uma realização da 3S Projetos em parceria com o Departamento de Cultura e Turismo, apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio apoio do Programa de Ação Cultural.
A Orquestra do Samba, formada por 23 músicos – 20 instrumentistas de sopros e três cantores (Claudinho Roberto, Hilda Costa e Estela) – é uma fusão dos tradicionais conjuntos Clarins de Roma, de Sumaré, e Pirajazz, de Piracicaba.
O repertório percorre a trajetória do gênero, com clássicos dos bambas Assis Valente, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Mário Lago, Dorival Caymmi, Noel Rosa, Cartola e Pixinguinha. Compositores que, definitivamente, escreveram, por música, a história da cultura brasileira. Os arranjos, especialmente concebidos para o show, são de Érica Marson e Marco Abreu.
Para o maestro João Bonano, também trompetista, o trabalho da Orquestra do Samba revisita o gênero e seus ícones de maneira peculiar: “É uma maneira de defender a cultura do país”, destaca.
Corais
Uma novidade que o Natal de Luzes tem para este ano são as apresentações dos corais “Viva o Canto”, da cidade de São Carlos e, o municipal Coro Et Laboro, de Porto Ferreira. Ambos vão se apresentar no interior da Igreja Matriz de São Sebastião, no sábado (17/12), após a missa da noite, por volta das 20 horas. Trata-se de mais uma parceria, esta com a comunidade católica, por meio do padre Luís Fabiano Canata.
Cinema na Praça
No domingo (18/12), a Vetor Organização Institucional traz uma programação que inclui trupe de palhaços, dança de rua e cinema na praça. As apresentações são feitas de forma muito interativa com as crianças, envolvendo atividades como gincana, brincadeiras com palhaços, dança de rua, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce.
O evento é dividido em duas partes. A dança e trupe de palhaços com início previsto para as 17 horas. E, a partir das 20 horas, é a vez do Cinema na Praça, onde é exibido um filme referente ao Natal.
Fonte: AECI/Prefeitura Municipal