A Fuvest afirmou na última sexta feira (16), conforme o previsto, que o resultado da primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) deve sair na manhã da segunda-feira, dia 19 dedezembro.
No total, serão 31.503 candidatos convocados para a segunda fase do vestibular, que acontece entre os dias 8 e 10 de janeiro de 2012.
A prova da primeira fase aconteceu no dia 27 de novembro, em 18 locais diferentes, e contou com a presença de mais de 132 mil candidatos do total de 146.892 inscritos. O curso mais concorrido este ano é o de Engenharia Civil, na unidade de São Carlos.
Nesta primeira etapa, os candidatos responderam a 90 perguntas de múltipla escolha que contemplaram todo o conteúdo do ensino médio. Foram cobradas questões de história, geografia, literatura, português, língua estrangeira, matemática, biologia, física e química.
Questão anulada
Após uma série de críticas relacionadas à questão 62 de matemática do caderno de provas “V”, a Fuvest decidiu anular a mesma devido a um problema na formação do enunciado.
Os professores de vários cursinhos já apontavam o problema na questão desde o dia da prova, 27 de novembro. Eles afirmam que a prova de matemática teve uma questão impossível de ser resolvida, devido aos dados fornecidos de forma errada, o que comprometia a resolução do exercício.
Outros professores encontraram problemas também na prova de física, na questão 81 da prova V (e suas correspondentes) e em um dos esquemas da questão 89, que tornava duas alternativas de resposta possíveis. No entanto, as bancas da Fuvest consideram esses pedidos de anulação improcedentes.
Mudanças
A edição da Fuvest deste ano contou com uma série de mudanças. A mais importante delas é que a nota mínima de corte para a primeira fase foi de 27 acertos do total de 90 questões. A mudança permite que inscritos que passaram com boa nota para a segunda fase, mas não conseguiram uma vaga no curso escolhido, poderão tentar concorrer às vagas não preenchidas.
Neste ano, a nota da primeira fase da Fuvest também volta a ser computada na pontuação final. A nota do aluno será a média aritmética dos resultados das quatro provas do vestibular.
Fonte: Universia Brasil