O secretário estadual da Habitação, Silvio Torres, entregou na última quinta-feira, dia 15 de dezembro, 99 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em Santa Cruz das Palmeiras, e anunciou a construção de mais outras 300 unidades habitacionais para a cidade.
“Sei da necessidade da população e do município. Acabo de visitar o terreno e já autorizei a vistoria da equipe técnica da CDHU no local. Se o terreno for adequado, vamos executar a obra”, garantiu o secretário.
A entrega das chaves dos imóveis foi realizada no próprio Conjunto Habitacional Olga Calegari Bento, localizado no prolongamento da Rua José Pedro dos Santos, e contou com a presença da prefeita Rita Zanatta, das autoridades locais e dos futuros mutuários.
As casas entregues possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 43,18 m² de área construída. As unidades contam melhorias do padrão qualidade da CDHU, como piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha e laje. Na área externa, as casas têm muro divisório entre elas, as ruas receberam pavimentação asfáltica, calçadas e tratamento paisagístico. Está prevista a instalação do sistema de aquecimento solar para a água do chuveiro, que diminui em até 30% a conta da energia.
A CDHU investiu R$ 4,4 milhões na construção do conjunto que foi viabilizado em uma parceria com o município de Santa Cruz das Palmeiras. A Companhia repassou os recursos à prefeitura, que doou o terreno e administrou as obras.
Os futuros moradores participaram da edificação dos imóveis. Essa é a segunda e última etapa da entrega do empreendimento, que tem, no total, 181 unidades habitacionais. Na primeira fase, em 2010, foram comercializadas 82 moradias.
O secretário Silvio Torres finalizou o discurso pedindo aos novos mutuários que zelem pela nova moradia e que paguem em dia as prestações do financiamento. “O contrato que vocês estão assinando com a CDHU prevê a perda do imóvel, em caso de inadimplência. Por isso, é importante manter as mensalidades em dias. Além disso, os valores das prestações são bem abaixo do valor de um aluguel. Quem ganha um salário, pagará apenas R$ 81,75 para morar no que é seu, com qualidade e segurança”, exemplificou Silvio Torres.
No Conjunto Habitacional Olga Calegari Bento, 89% das famílias que receberam as chaves dos imóveis têm renda familiar de até três salários mínimos e vão pagar apenas 15% do rendimento, o restante é subsidiado pelo Governo do Estado. Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento.
A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.
Autor: Superintendência de Comunicação Social