Foi inaugurada nesta quarta-feira (28) a Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Vertentes do Mamonal, em Pirassununga. No local foi construído um sistema coletivo de fossas-filtro com sumidouro, formado por quatro filtros e duas fossas, dimensionados para receber uma vazão média de 0,85 litros por segundo, que tratará todo o esgoto gerado pela comunidade daquele bairro, que conta hoje com 146 ligações de água e esgoto.
O projeto foi elaborado pelo Superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Pirassununga – SAEP, João Alex Baldovinotti e construído e administrado pelo corpo de funcionários da autarquia com recursos próprios.
A obra contribuirá significativamente para a preservação do meio ambiente, eliminando assim os riscos de contaminação das nascentes e do lençol freático, já que durante todos esses anos existia em cada chácara fossas comuns, que vinham contaminando o lençol freático.
Além da Estação de Tratamento de Esgoto, foi necessária a implantação de 7.670 metros de tubos cerâmicos e PVC. Foi um trabalho árduo, onde devido ao desnível do terreno houve a necessidade de se adentrar às chácaras e executar a instalação de rede com abertura de valas manualmente. Isso veio a atrasar o andamento das obras.
Também, houve a necessidade de construção de uma Estação Elevatória de Esgoto, que fará o bombeamento da área baixa do bairro para a estação. Foi empregado mais de R$ 390 mil na construção de todo o sistema, com recursos próprios do SAEP.
Fonte: SAEP e difusorapirassununga