A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, está trabalhando preventivamente nas questões que envolvem a elevação do nível do rio Mogi Guaçu em função das fortes chuvas que estão acontecendo, e para isto, buscou parceria com a Defesa Civil do Município.
O objetivo é obter informações com antecedência e assim mobilizar as autoridades competentes para minimizar possíveis desastres naturais.
A concessionária de serviços de água e esgoto de Porto Ferreira mantém um operador, 24 horas por dia, na Captação João Salgueiro Filho, localizada às margens do rio Mogi Guaçu. Além de controlar e acompanhar o processo de captação e bombeamento da água, o operador também monitora e realiza a medição do nível do rio de hora em hora. Todos os dados são unificados e enviados à central de monitoramento da Foz.
Em reunião realizada no dia de hoje, o Gerente de Operações da Foz – Unidade Porto Ferreira, Cleber Ribeiro Salvi, colocou-se a disposição do responsável pela Defesa Civil do Município, Capitão Sebastião Camilo do Nascimento, para que os dois órgãos possam trocar informações e estejam em sintonia para auxiliar a população ferreirense.
“Também estamos em contato direto com a CETESB e com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu para obtermos dados sobre a abertura de comportas de barragens e consequente aumento no nível do rio”, afirmou Cleber Salvi.
Uma destas barragens está instalada na cidade de Mogi Guaçu. De acordo com a empresa AES Tietê que controla a Pequena Central Hidrelétrica Mogi Guaçu, o controle dos níveis do reservatório e a vazão da água pelos vertedores são controlados a partir de rigorosos processos, inclusive uso de tecnologia para antecipar condições climáticas e hidrológicas, em operação coordenada com o Operador Nacional do Sistema.
O alto nível do rio também impacta o funcionamento dos interceptores de esgoto da Vila Sybila. A Foz do Brasil está realizando ações imediatas para minimizar estes problemas, e deverá executar, dentro dos prazos previstos no contrato de concessão, uma estação elevatória que direcionará o esgoto até a ETE Fazendinha.