Na última quarta-feira, 25 de janeiro, o Prefeito Mauricio Rasi esteve vistoriando as obras de execução da nova adutora de água tratada que interligará a Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme ao Reservatório Elevado do Jardim Primavera, garantindo abastecimento contínuo aos bairros Vila Daniel, Vila Nova, Jardim Primavera, Jardim Santa Marta, Jardim Águas Claras, Jardim Anésia e imediações. Estes bairros sofrem, há décadas, com a irregularidade no abastecimento.
A adutora possuirá aproximadamente 1.400 metros, dos quais 1.200 já foram executados até o momento. Além da nova rede, em execução, este novo sistema contará com uma bomba submersível importada, que trará melhorias para o abastecimento da região.
Mauricio Rasi pôde acompanhar a equipe trabalhando em ritmo contínuo: enquanto alguns funcionários assentavam a nova tubulação, outra equipe já realizava o fechamento da vala e outra cuidava da limpeza do local. De acordo com informações da Foz do Brasil, na sequência da compactação da terra, o recapeamento já é realizado, diminuindo possíveis aborrecimentos dos moradores do local.
Uma moradora daquele trecho, Dona Luzia Malerba, não se incomodou nem mesmo com a movimentação das máquinas e o barulho causado: “A gente tem que colaborar com uma obra tão importante como esta. Ela vai melhorar a vida de quem mora aqui e deixar a cidade muito melhor” afirmou a senhora que acompanhava atenta a obra.
A execução desta obra também trará melhoria na qualidade da água distribuída, uma vez que a Concessionária Foz do Brasil anunciou que pretende desativar a Estação de Tratamento de Água Nego Moço, que hoje também abastece a região. A ETA Oswaldo Cunha Leme vem recebendo investimentos constantes para se tornar a principal estação de tratamento da cidade, e assim fazer de Porto Ferreira uma referência na Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu.
“Temos visto muita movimentação da Foz pela cidade. Já é possível perceber grandes melhorias no abastecimento da cidade, mas sabemos que ainda é preciso muito investimento. Temos conhecimento que a concessionária, em apenas três meses, já investiu aproximadamente quatro milhões, sem contar os custos e despesas. E a previsão de investimento para o primeiro trimestre de 2012 é de mais um milhão de reais” afirmou Mauricio Rasi.
De acordo com a Diretora da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira, Paula Violante, o momento atual é de elaboração de projetos e execução de obras no sistema de água. Mas ela garante que a empresa não deixou a questão do esgoto de lado. “A eficiência no tratamento de esgoto da ETE Santa Rosa já é de 98%, e estamos realizando, neste momento, os projetos para expansão do sistema de tratamento de esgoto” afirmou Paula Violante. A previsão de investimentos para os próximos 05 anos ultrapassa a casa dos 30 milhões de reais.