Já começaram os trabalhos de construção do Centro de Controle de Zoonoses de Descalvado, nas proximidades do campus da Unicastelo. Desde o início do mês os operários estão trabalhando na fundação do prédio, localizado na Avenida Hilário da Silva Passos, bairro Morada do Sol.
O imóvel terá uma área de aproximadamente 400 metros quadrados, com recepção, sanitários, baias para cães e gatos, salas destinadas aos veterinários, para vacinação dos animais, controle de vetores, e outras dependências, para atender entidades como a APA (Associação Protetora dos Animais).
Em abril de 2010, o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) apresentou emenda parlamentar junto ao Ministério da Saúde, no valor de R$ 400 mil, que será destinada para a construção de um Centro de Zoonoses em Descalvado, dentro da ação “Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças”.
“Desde o início de 2009 nós sabíamos da necessidade de se encontrar uma maneira de auxiliar a APA (Associação Protetora dos Animais) no controle de natalidade de cães e gatos, além do controle sanitário de outras espécies, tais como eqüinos, bovinos, pombos, ratos e outros animais, que são portadoras de doenças transmissíveis ao homem (zoonoses)”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento André Fernandes.