Na edição do dia 03 de fevereiro de 2012 o Jornal do Porto publicou uma reportagem sobre o risco de desabamento da Ponte Metálica (João Inácio Ferreira) em razão do tráfego livre para caminhões de carga, desde que a Prefeitura retirou os limitadores de altura nas duas extremidades, embora tenham sido mantidas placas de sinalização.
A reportagem alerta para o fato de que o fluxo de veículos pesados pode, com o tempo, danificar toda a estrutura recém-restaurada com recursos do governo federal, e que desde que o assunto foi tratado durante a Conferência Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, nada foi feito para impedir que os caminhões de transporte sigam pela avenida Ângelo Ramos.
O fato é que, mesmo com o alerta, o trânsito pesado pela Ponte Metálica continua sem qualquer controle, e é intenso, como pode ser verificado no local.
Nesta semana pudemos constatar e documentar fotograficamente o fluxo de veículos pesados pela ponte. Não são somente veículos com motoristas desavisados de cidades de fora que por lá trafegam, mas também veículos da cidade, inclusive da própria municipalidade, como flagrado um caminhão da limpeza pública trafegando pelo local.
Um senhor que coletava latas de alumínio para reciclagem da Área de Lazer comentou: “Se a administração não consegue controlar o fluxo de veículos em uma ponte vai controlar o quê?
Enfim, vamos comemorar, pois estamos em época de Carnaval. Onde passa um boi, passa uma boiada!