A revista Hobby News nº 14 divulgou para seus assinantes uma reportagem sobre o ferreirense Luiz Antônio Pavan com sua réplica de ultraleve feita pelo próprio Pavan e seu amigo Joaquim Neto.
O Início de um sonho
Tudo começou quando Joaquim Neto, lendo a revista Frequência Livre Nº 14, sobre uma reportagem sobre o ensaio do Ultraleve Orion F1a, Prefixo PUOAA, pensou em construir um modelo igual, mas como Aeromodelo.
Com a ideia na cabeça e rabiscando em folhas foi nascendo o modelo com 1,6 m de envergadura e 1,14 m de comprimento, para usar um motor de 40 OS.
Joaquim Neto diz na entrevista que levou a ideia a um amigo aeromodelista e construtor, Luiz Antônio Pavan, que trabalha há algum tempo na construção de vários aeromodelos, e trocaram informações necessárias para iniciar a construção.
O objetivo era diminuir o máximo de peso do aeromodelo. Sendo assim, usaram varetas do montante de alumínio. Mas mesmo assim ficou um pouco pesado, e tiveram que usar um motor 55 OS para conseguir o CG (centro de gravidade) ideal.
Isso tudo a base de improviso na própria sequência de construção, pois não há modelo já pronto para aquisição.
Quando o modelo ficou pronto foram a pista da U.F.A. (União Ferreirense de Aeromodelismo) e fizeram o primeiro voo, que por sinal trazia muita ansiedade e expectativa, pois não sabiam como o modelo sairia. Iniciaram a decolagem, onde a réplica chegou a 50 metros de altura. Movidos de entusiasmo essa dupla chegou ao final de sua obra que resultou em uma réplica idêntica, que encheu os olhos de todos os amigos admiradores do hobby.
Quem quiser conferir de perto o talento e as habilidades da dupla é só dar uma espiada no Clube (U.F.A.), localizado no Parque dos Laranjais, rua Benedito Bitencourt de Andrade, em Porto Ferreira. O horário de funcionamento é das 15:30 às 18:00 horas, aos sábados e domingos. O local conta com pista para modelos de aviões, helicópteros e carros.
Ah!! Em breve todos poderão ver o trabalho do artista Luiz Antônio Pavan em sua página no Fecebook (Pavan Aeromodelismo), com réplicas de aviões consagrados da história da aviação.
Fonte: com informações da revista Hobby News e de André Longo