Na última terça-feira, 6 de março, a Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira iniciou o Programa ETA Portas Abertas na cidade. O projeto prevê palestras aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e também a visita de estudantes à Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme. A Concessionária acredita que esta ação de Educação Ambiental contribui para a formação de cidadãos conscientes com o futuro do planeta.
Neste primeiro dia, os alunos da EMEF Mário Borelli Thomaz receberam diversas informações sobre a importância da água, sua distribuição no mundo, no Brasil e em Porto Ferreira, além de acompanharem, através de fotos, todo o processo de captação, tratamento e distribuição. O trabalho foi desenvolvido pela integrante Marina Bosso, responsável pela área de Meio Ambiente da Unidade Porto Ferreira.
A primeira etapa do Programa contempla palestras, na própria escola, com informações sobre o tratamento da água, os recursos hídricos da região, além de dicas importantes sobre saúde e meio ambiente, como limpeza da caixa d´água e uso consciente desse recurso natural. A visita também contou com a presença da Técnica de Laboratório, Ana Paula Corrêa de Souza, que apresentou o laboratório móvel e realizou diversas análises com a ajuda dos alunos.
“Através do laboratório móvel percorremos toda a cidade para realizar análises e assim solucionar as dúvidas de nossos clientes, sem nenhum custo. Nas escolas será mais uma forma de demonstrarmos a maneira como trabalhamos e a qualidade da água distribuída. Tudo isto com a transparência que Porto Ferreira merece” comentou Ana Paula.
Os alunos receberam cartilhas ilustradas com dicas sobre como descobrir e consertar vazamentos e também sobre a maneira correta de limpar a caixa d’água. “É gratificante poder transmitir informações sobre o bem mais precioso que temos. Além disto, temos a certeza que estas informações serão retransmitidas, já que esta geração é bastante consciente e comunicativa” afirmou Marina.
O programa fará parte do calendário escolar, atendendo estudantes de escolas públicas e privadas do município. As visitas acontecerão durante todo o ano letivo. Para o mês de maio estão programadas as visitas dos alunos à ETA Oswaldo da Cunha Leme, e a partir do mês de outubro, a Concessionária começa a trabalhar o tema esgoto.
O programa de visitas faz parte das ações de Responsabilidade Socioambiental da concessionária e tem como objetivo promover a educação ambiental da população ferreirense. Importantes temas são abordados, como recursos hídricos, o tratamento da água para a saúde, limpeza da caixa d´água, uso consciente, problemas causados pelo lixo jogado na rede de esgoto e em vias públicas, entre outros ligados ao meio ambiente.
Fonte: Foz do Brasil