Na tribuna, o deputado Newton Lima (PT-SP) anunciou nesta quinta-feira (8.3), a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, uma iniciativa do deputado. A Frente visa debater no Congresso Nacional, ações que congreguem representantes do setor empresarial, dos trabalhadores e do governo, para fazer frente à crescente redução da participação dos produtos da indústria nacional no mercado interno diante das exportações.
Segundo ele, os brasileiros estão extremamente preocupados com os resultados que foram divulgados com relação à participação do PIB, em que se registraram, no ano passado, indicadores bastante baixos da posição da riqueza nacional a partir do desempenho da nossa indústria, algo como 16% do nosso PIB apenas, quando o país já teve, em 1980, 35% da nossa riqueza ancorada na produção industrial.
“Eu diria, associando-me à Presidenta em suas palavras, que vivemos um outro tsunami, que é o das peças e dos produtos que são importados pelo Brasil, aumentando cada dia mais, sobretudo, e não só os produtos chineses, mas aqueles que, diferentemente do passado, hoje têm mais qualidade e acabam, infelizmente, tendo uma competitividade para serem adquiridos pelas nossas empresas”, argumentou. No final do discurso, Newton Lima entregou a vice-presidente da Câmara, deputada Rose de Freitas, um requerimento com mais de 200 assinaturas de parlamentares apoiando a Frente.
Fonte: Thatiana Miloso Ex-Libris Comunicação Integrada