Uma das principais metas da Foz do Brasil – Unidade Porto Ferreira é garantir o abastecimento regular de água a toda a população da área urbana da cidade. A Concessionária está investindo, desde o mês de outubro, em todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, e muito ainda deverá ser feito nos próximos anos. E além dos investimentos na ampliação e melhoria do sistema, também é preciso diminuir o índice de perda de água.
Diversas ações foram tomadas pela Foz, que pretende reduzir drasticamente o volume desperdiçado ainda este ano. De acordo com estudo realizado pela Concessionária e protocolado na Agência Reguladora de Serviços Municipais de Porto Ferreira, o índice médio de perdas d’água apurado nos três primeiros meses foi superior a 55% (cinquenta e cinco por cento). Isso significa que a cada 100 litros de água produzida, 55 litros são perdidos no sistema, sem apuração de volume pelos hidrômetros e também devido a vazamentos de redes e ligações.
Entre as ações desenvolvidas, podemos citar a substituição de mais de 130 (cento e trinta) metros de extensão de rede de água na Estância Flávia, e a execução de novas ligações de água, eliminando vazamentos constantes, em razão do desgaste natural do material empregado, por conta da ação do tempo. A nova rede é feita de material mais durável, evitando o desperdício de água por vazamentos.
A equipe comercial também está instalando hidrômetros nas ligações que ainda não possuíam. Ainda hoje existem muitos imóveis sem hidrômetro, impedindo a avaliação do real volume consumido e, consequentemente a diminuição das perdas. O hidrômetro é o aparelho medidor instalado em cada ligação de água que registra o consumo durante determinado período. É o instrumento mais importante para que haja a correta cobrança sobre o volume consumido nas residências, comércios e indústrias da cidade.
Os integrantes das equipes de água também estão trabalhando ininterruptamente para executar os reparos necessários nos vazamentos que atingem toda a cidade. Ao conseguir aumentar a pressão da água na rede, melhorando o abastecimento, aumentou-se o número de rompimentos da tubulação, deteriorada em razão do tempo. Os serviços de conserto de vazamento são feitos diariamente, em toda a cidade. Desde outubro, a Foz já consertou mais de 190 vazamentos em redes. A meta da Concessionária é realizar essa manutenção em até 48 horas após a comunicação.
É sempre importante lembrar que um vazamento pode afetar diretamente o abastecimento de água de outras pessoas, por isso a Foz solicita à população que, caso tenha conhecimento de algum vazamento, entre em contato com a equipe da Foz através do telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, e é gratuito.
O uso consciente da água também é algo importante a ser lembrado por todos: atitudes simples também podem e devem ser adotadas em nosso dia-a-dia, como fechar a torneira enquanto escova os dentes; evitar lavar quintais, calçadas e carros nos dias de maior calor; verificar e consertar possíveis vazamentos, entre outros.
Fonte: Foz do Brasil