Inseticidas do grupo químico dos neonicotinóides foram banidos de países como a Itália, França e Alemanha, por serem suspeitos da diminuição da população destes insetos polinizadores, que são responsáveis pela polinização de 80% das culturas alimentares do mundo.
Aqui no Brasil, marcas de inseticidas do grupo químico dos neonicotinóides estão regularmente registrados e autorizados pelo Ministério da Agricultura para uso em várias culturas agrícolas, as mais comuns em nosso município são: cana, laranja e batata.
As instruções contidas na bula destes agrotóxicos são muitas, e quando de trata do item – Proteção ao meio ambiente, diversas informações são disponibilizadas para recomendar precaução e cuidados, pois se trata de um produto perigoso ao meio ambiente (classe III), ALTAMENTE MÓVEL no solo, podendo atingir o lençol freático.
O produto é ALTAMENTE TÓXICO, persistente, sistêmico, não seletivo, ou seja, mata todos os insetos, incluindo os inimigos naturais de pragas e polinizadores.
A aplicação aérea, hoje muito comum em nossa região, deve respeitar uma distância de 500 (quinhentos) metros de povoação e de mananciais de captação para abastecimento público e de 250 (duzentos e cinquenta) metros de mananciais de água, moradias isoladas, agrupamentos de animais e culturas susceptíveis a danos.
Estudos da EMBRAPA comprovam que 19 (dezenove) por cento da pulverização aérea caem fora da área alvo. 32 (trinta e dois) ficam retidos nas plantas e 49 (quarenta e nove) no solo.
Na primavera do ano de 2011 muitos apicultores de Porto Ferreira tiveram suas colmeias exterminadas. As colmeias não estavam entre culturas, mas sim entre a vegetação natural dentro de área de Preservação Permanente. O sintoma da repentina mortandade é de envenenamento. Isto vem indicar também, que a uma simples faixa de vegetação não está sendo suficiente para a proteção dos recursos hídricos e nem a biodiversidade de nossa fauna.
Em tempo, providências devem ser tomadas, no sentido de prevenir os impactos negativos, antes que eles se tornem irreversíveis…