Terminaram na última quinta-feira, dia 22, os cursos do Programa Alimente-se Bem, do Sesi (Serviço Social da Indústria), em Descalvado. Mais de duas centenas de munícipes de idades e classes sociais variadas frequentaram as aulas, que foram oferecidas gratuitamente ao longo das quatro últimas semanas, desde o último dia 28.
Esta não foi a primeira oportunidade em que o programa esteve no município. O carro-chefe é o curso Alimente-se Bem, que ensina a preparar diversas receitas aproveitando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de verduras, legumes e frutas. O objetivo é estimular as famílias a evitar o desperdício e a reduzir despesas com alimentação.
Desta vez, no entanto, a novidade foram outros dois cursos: Alimentação Saudável e Culinária para a Terceira Idade e Nutrição e de Culinária para Hipertensão. O primeiro contém informações e dicas sobre dietas especiais para idosos, conservação de alimentos e receitas que previnem contra doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e diabetes, proporcionando maior qualidade de vida e longevidade.
O segundo curso, sobre pressão alta, apresenta informações sobre a doença e sobre alimentos e pratos que ajudam a combatê-la. Mesmo assim, o curso mais procurado foi o Alimente-se Bem, com aproximadamente a metade de todas as inscrições efetuadas. Foram abertas 10 turmas, com aulas semanais e em três períodos – manhã, tarde e noite. As atividades foram realizadas na unidade móvel do Sesi, um veículo semirreboque com furgão com aproximadamente 2,6 m de largura, 14 m de comprimento e 4,20 m de altura, e capacidade para abrigar quase 40 alunos por turma.
A carreta ficou estacionada na altura do número 254 da Rua Vicente Talarico, n.º 254, no Jardim Colonial, em frente ao Centro Municipal de Formação Profissional “Professor Antonio Anésio Faria Casati”, onde são oferecidos também gratuitamente cursos profissionalizantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Centro Paula Souza nas áreas de mecânica automotiva, metal-mecânica (solda), torneamento mecânico, costura industrial, entre outras.
Os alunos que registraram pelo menos 75% de presença às aulas receberão certificado de conclusão. Os livros correspondentes aos cursos já estão à disposição da população para consulta na Biblioteca Pública Municipal “Professor Gerson Álfio de Marco”, na Avenida Guerino-Oswaldo, 446, no Centro. A volta do Programa Alimente-se Bem a Descalvado foi resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sesi, a qual vem sendo fortalecida pela atual administração.
Graças a isso, o município tem sediado anualmente o Sacode a Praça – enquanto, nas demais cidades, o evento costuma ocorrer a cada dois anos – e recebeu um Centro Educacional novo e moderno, com 12 salas de aula, laboratório de informática, áreas de convivência e quadra poliesportiva coberta com vestiários masculinos e femininos – um investimento de R$ 11 milhões.
Fonte: Fábio José de Mello – Assessor de Comunicação Social – http://www.descalvado.sp.gov.br
Essa passagem do Programa Alimente-se Bem também contou com o apoio do Rotary Club local, Supermercado Titi, Acid (Associação Comercial e Industrial de Descalvado), Kóka Supermercados, Quitanda Betina, Cabana Churrascaria, Landinho Carnes e Quitanda do Povo.