Um dos principais projetos educacionais da Foz do Brasil, já em desenvolvimento em Porto Ferreira, é apresentar aos estudantes e professores do município todas as etapas de captação, tratamento e distribuição da água. O programa recebe o nome de Portas Abertas uma vez que recebe as pessoas nas próprias instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA).
Na primeira etapa do programa, a coordenadora de meio ambiente da Foz do Brasil, Marina Bosso, foi até as escolas apresentar importantes informações sobre meio ambiente e recursos hídricos. As palestras interativas contavam com vídeo e distribuição de panfletos.
Paralelamente a Foz já trabalhava a segurança das instalações prediais para receber os alunos na segunda etapa, que deve ter início no próximo mês de maio. A ETA Oswaldo da Cunha Leme recebeu diversas adaptações e melhorias para atender todas as normas de segurança exigidas pela legislação e garantidas pela concessionária.
De acordo com Tiago Bruzasco, responsável pela área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, a concessionária está tomando todas as providências necessárias para garantir a segurança de seus integrantes e visitantes. “A Foz possui grande responsabilidade pela segurança de todos, principalmente quando se trata da visita de jovens estudantes. Com estas adequações podemos realizar o trabalho educativo de maneira segura” comentou Tiago.
Entre as melhorias e adequações podemos citar a instalação de guarda-corpo na área dos tanques e filtros de tratamento; telas de segurança nos floculadores; fitas antiderrapantes nas escadas e rampas de acesso; adequações nos extintores de incêndio; pintura de segurança nos corrimãos e registros; além do dimensionamento da brigada de emergência.
“O guarda-corpo instalado foi dimensionado de acordo com a Instrução Técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros, Norma Regulamentadora nº 08 e padrões internos da Foz do Brasil para garantir que as crianças possam ver o tratamento realizado nos tanques sem que haja nenhum perigo, e a pintura de segurança aplicada segue a Norma Regulamentadora nº 26, que dispõe sobre a sinalização de segurança” completou Tiago.
Portas Abertas
O Programa desenvolvido pela Foz do Brasil é uma ação de educação ambiental que contribui para a formação de cidadãos conscientes com o futuro do planeta. Durante as visitas na ETA, os alunos têm a oportunidade de conhecer e vivenciar os processos de tratamento da água da cidade. O programa faz parte do calendário escolar, e deve ser ampliado, recebendo também estudantes de nível técnico e profissionalizante, profissionais da área de saneamento e universidades, que tenham interessem em conhecer os processos utilizados pela Foz do Brasil.
Diferentemente de outras empresas que adotam práticas sustentáveis para cumprir exigências legais ou por atitude responsável, a Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, tem como principal negócio prover a sustentabilidade por meio de seus ativos.