Na última sexta-feira, 13 de abril, a unidade de Porto Ferreira da Foz do Brasil recebeu em sua sede a Diretora do Departamento Municipal de Água e Esgoto do município de Tambaú, Sra. Leniara Valim, para uma visita técnica e muitas trocas de informações. A Diretora do DEMAET procurou a concessionária após ler uma reportagem, em um jornal local, sobre as ações desenvolvidas na cidade para regularizar o abastecimento de água.
De acordo com Leniara, Tambaú possui hoje cerca de 20.000 habitantes na área urbana, e por conta da expansão da cidade e da dificuldade de investimentos na área de saneamento básico, pelo Poder Público, parte da cidade sofre com a falta d’água constantemente. Durante a visita a Diretora do Departamento de Água da cidade vizinha teve a oportunidade de conhecer diversas ações realizadas, tanto na parte técnica, quanto na comercial.
Acompanhada pela equipe técnica, pelo Supervisor de Redes, Marco Aurélio Traldi Assoni e pelo Encarregado de Manutenção Elétrica, Rogério Grigoleto, Leniara visitou as instalações da nova bomba submersível que está abastecendo a Estação Elevatória de Água Tratada do bairro Cristo Redentor. Pôde tirar dúvidas com relação ao dimensionamento do equipamento, vazão de água bombeada, entre outros. Na ocasião também pode conhecer a bomba que será instalada para o funcionamento da nova adutora que abastecerá o reservatório do Jardim Primavera.
Os novos equipamentos de laboratório e o Laboratório Móvel também foram apresentados durante a visita. A técnica de laboratório, Ana Paula Corrêa de Souza, comentou sobre a substituição do coagulante utilizado para tratamento da água, garantindo maior qualidade ao produto distribuído à população, e sobre os serviços prestados gratuitamente pelo laboratório móvel. Outro ponto destacado foi a ampliação dos itens de segurança na ETA Oswaldo da Cunha Leme para receber os alunos no programa ETA Portas Abertas.
“Fiquei impressionada com os resultados apresentados. No serviço público encontramos diversas dificuldades financeiras. São equipamentos novos e modernos, frota adequada, e anúncio de mais investimentos. Esta troca de experiências e a possibilidade de conhecer métodos que já foram implantados em outras localidades e deram certo foi muito enriquecedora. Pretendo trazer outras pessoas do Departamento para conhecer o trabalho realizado” comentou Leniara Valim.
No fim da visita, a Diretora do DEMAET também pôde conferir e beber a água tratada na ETA Oswaldo da Cunha Leme. A Foz mantém um bebedouro, para seus integrantes e visitantes, abastecido diretamente da rede, uma vez que cumpre todas as exigências do Ministério da Saúde. Para comprovar esta qualidade, análises são feitas de hora em hora pelos técnicos de laboratório.
“Ficamos honrados com a visita da Diretora do Departamento de Água de Tambaú. Além da nossa responsabilidade pela distribuição de água de qualidade e tratamento de esgoto, mantemos uma postura totalmente transparente. É com orgulho que divulgamos nossas ações e seus resultados. Este é apenas o primeiro sinal que já estamos nos tornando referência na região” comentou o Gerente de Operação da Foz do Brasil – unidade Porto Ferreira, Cleber Ribeiro Salvi.
Fonte: Foz do Brasil