De acordo com números divulgados nesta quarta-feira (25/04) pela Seção de Vigilância Epidemiológica, desde o início do ano até esta semana foram confirmados cinco casos de dengue em Porto Ferreira. Destes, três são autóctones (contraídos no município) e dois, importados.
Em comparação ao mesmo período de 2011, houve uma sensível queda no número de casos. De janeiro a abril do ano passado foram registrados cerca de 30 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A Vigilância Epidemiológica informa também que ainda aguarda os resultados de exames de outros quatro casos suspeitos.
Mesmo com incidência menor, a VE alerta para que os moradores continuem tomando cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor. Para tanto, é muito importância eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada.
Tipo 4
O número de casos de dengue tipo 4 representam 17% dos registros da doença no Estado de São Paulo, de acordo com notícia publicada nesta terça-feira pela Agência Brasil. Após 28 anos sem ocorrências do sorotipo, essa variedade do vírus voltou a se manifestar no Brasil em 2010. Em São Paulo o primeiro caso aconteceu em 2011.
Desde o início do ano até o último dia 22 foram registrados 2.580 casos de dengue no Estado: 2.253 autóctones e 327 importados. Guaratinguetá é o município com mais registros da doença, com 408 casos. Em seguida estão Pontal, com 300, e Potim, com 205.
O número representa uma queda de cerca de 93% em relação às ocorrências de 2011 no Estado.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal