A Foz do Brasil concluiu no último dia 22 de fevereiro o estudo para apuração do nível exato de perdas de água no município. Este relatório faz parte do Plano de Metas e Indicadores do Edital de Concessão e foi apresentado à Agência Reguladora. Apurou-se que nos três primeiros meses de operação mais da metade do volume produzido nos sistemas de água são perdidos através de vazamentos de rede, vazamentos de ligação, ligações sem hidrômetro ou irregularidades na ligação.
Para leitura das vazões nas adutoras e redes, a Concessionária utilizou medidor ultrassônico, o que permitiu a realização das medições sem a necessidade de interromper o abastecimento de água. O medidor ultrassônico é um equipamento de última geração, com alta precisão, garantindo confiabilidade nas medições realizadas. O índice apurado de perdas totais de água foi de 56,3%.
Os integrantes da Foz – unidade Porto Ferreira tem trabalhado ininterruptamente para diminuir este índice, evitando as perdas e garantindo maior volume de água nas redes de abastecimento. Entre as inúmeras ações desenvolvidas pela equipe responsável pela área de ligações e hidrômetros podemos destacar as vistorias de irregularidades e os procedimentos corretivos realizados pelos agentes comerciais.
O primeiro passo é instalar hidrômetro nos imóveis que ainda não possuem o equipamento. Através do hidrômetro é possível calcular o valor exato de água consumido pelo cliente, evitando cobranças indevidas, possibilitando o dimensionamento do sistema de distribuição e impedindo que ocorram situações diferentes entre um imóvel e outro. Além disso, com o hidrômetro funcionando adequadamente, é possível a detecção de vazamentos internos. A Concessionária tem recebido diversas denúncias de clientes que possuem hidrômetro, incomodados com o desperdício de água daqueles que não tem controle de medição.
Paralelamente à instalação de hidrômetros, a equipe comercial realiza estudos para identificar imóveis que registram variações significativas no consumo. Estes imóveis são vistoriados pela equipe que fiscaliza os cavaletes e corrige eventuais irregularidades. “Nosso objetivo é a identificação e correção da irregularidade. Tentamos dessa forma criar uma situação de igualdade entre as pessoas. Além de evitarmos eventuais desperdícios cometidos quando o consumo não é registrado” afirmou Adriano Pavezi, Supervisor Comercial da Foz em Porto Ferreira.
Entre as principais irregularidades encontradas pela equipe comercial podemos citar as ligações diretas (sem o hidrômetro), furos na cúpula causados por objetos, tais como agulhas ou arames, hidrômetros travados internamente por diversos tipos de objetos e violação de lacres. A Foz garante que o cliente pode procurar a concessionária para regularizar a situação, sem temer qualquer tipo de punição. “Queremos regularizar a situação daquelas ligações a partir de agora, sem a necessidade de apurarmos o que aconteceu no passado. Isso será válido neste início de concessão e, após esse prazo, qualquer irregularidade detectada, terá os custos de regularização, assim como cobranças retroativas repassadas ao cliente” completou Adriano. As irregularidades reincidentes hoje já estão sendo devidamente registradas e os custos repassados ao cliente, responsável pela guarda e conservação do aparelho.
As denúncias podem ser feitas através do telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e a Concessionária garante sigilo total e não exige identificação do denunciante.
Fonte: Foz do Brasil