A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, realizou, na última quinta-feira, 10 de maio, reunião com os moradores do Jardim Anésia II para apresentar as ações desenvolvidas pela concessionária e apresentar os investimentos que serão feitos naquela área. O encontro contou com a colaboração da Presidente da Associação de Moradores do Bairro, Sra. Maria Aparecida Zanelato, mais conhecida como Coti.
A reunião aconteceu na EMEF Agostinho Garcia, e foi coordenada pelo Gerente de Operações da unidade Porto Ferreira, Cleber Salvi e pelo Supervisor Comercial, Adriano Pavezi. Também participaram da reunião representantes da Agência Reguladora, Departamento de Saúde e Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
A adesão dos moradores foi alta, demonstrando interesse pelas ampliações e melhorias que vêm sendo implantadas no bairro. Informações sobre a empresa, ações desenvolvidas no período de transição, e investimentos já realizados no município foram os temas iniciais. A concessionária pôde apresentar as melhorias implantadas nos sistemas de água e esgoto antes e depois da concessão.
Na segunda etapa da reunião, foram apresentados assuntos de grande interesse para os moradores do bairro, como melhorias nos sistemas de água e esgoto, entre outros. “A Foz vai investir na melhoria dos serviços, garantindo mais qualidade e saúde à população do Jardim Anésia II”, afirmou Cleber Salvi. Entre as ações a serem desenvolvidas está a execução de novas redes e ligações de água e esgoto.
O fornecimento de água para o bairro já foi regularizado com algumas ações executadas pela concessionária nestes seis primeiros meses de concessão. No entanto, o bairro apresenta altos índices de vazamento de água e entupimento de esgoto. Além das obras de infraestrutura, a Foz planeja desenvolver trabalhos educativos com a comunidade local, através de palestras, visitas do Laboratório Móvel, e distribuição de folhetos relacionados a temas ambientais, com impacto direto na saúde pública.
A possibilidade de cadastramento das famílias menos favorecidas no benefício da tarifa residencial social foi relembrada pelo Supervisor Comercial. “A Foz pode disponibilizar até 2% (dois por cento) do total de ligações de água ativas, na categoria residencial, para o benefício da tarifa social. Para isto basta que o cliente procure pelo Departamento de Promoção Social do Município” afirmou Adriano Pavezi.
A triagem das famílias é feita por uma equipe qualificada, vinculada ao Departamento Municipal e a Foz somente acata as indicações. As famílias interessadas devem preencher alguns requisitos, disponíveis no próprio Departamento de Promoção Social, e o benefício é válido por seis meses, podendo ainda ser prorrogado.
Fonte: Foz do Brasil