A Administração Municipal concluiu mais uma etapa de drenagem em via pública, desta vez na avenida Vicente Zini, que integra o projeto de drenagem urbana implantado pelo atual Governo Municipal, com aval da Câmara de Vereadores. Com isso, finaliza as obras executadas pelo programa com o financiamento de R$ 3 milhões, montante que também serviu para execução de outras vias públicas.
Visando minimizar os problemas de alagamento decorrentes de fortes chuvas nesta área da cidade, havia a necessidade de um plano que pudesse minimizar este transtorno que afligia moradores, assim como comerciantes e empresários.
Com tubulação de 1 metro de diâmetro, numa extensão de aproximadamente 80 metros lineares e derivações compatíveis com as dimensões pluviométricas, o trabalho realizado solucionará parcialmente o grave problema de alagamento na avenida, sendo que, para uma nova etapa, o Departamento de Obras visualiza estender o sistema para captar águas pluviais da rua Bento José de Carvalho.
A técnica utilizada, segundo o que informou Adriano Ricardo Martins, engenheiro do Departamento de Obras, permite que o escoamento a partir da obra realizada ocorra no local do córrego canalizado em que a vazão é maior, evitando alagamento. “Da forma que o serviço foi feito, imediatamente após uma forte chuva a água se escoará rapidamente. Quando o mesmo serviço for realizado até a rua Bento José de Carvalho, a eficácia do projeto será ainda melhor”, disse Martins.
Após a conclusão do serviço de drenagem, foi providenciada a recomposição do pavimento. “São obras que causam desconfortos enquanto são executadas. Porém, os benefícios são muitos. Por isso é necessário que a população tenha um pouco de paciência”, completa.
O atual governo colocou em prática este audacioso projeto, desenvolvido por etapas, para não causar grandes impactos, principalmente aos comerciantes e usuários das vias públicas.
Antes da avenida Vicente Zini, o trabalho fora executado na rua João Procópio Sobrinho. Outras vias centrais e periféricas também passaram pelo mesmo projeto, como a Mathias Cardoso, Coronel João Procópio, Dona Balbina, João Salgueiro, Padre Capelli, Comendador Agostinho Prada, Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz e Ângelo Ramos, na parte central; Rudolf Streit e Assad Tair, na Vila Sybilla; Redugelo da Paixão, no Botafogo; todo o bairro Paschoal Salzano; parte do Salgueiro e Lagoa Serena; Parque dos Laranjais; avenida Padre Nestor Maranhão; rua Manoel Tangerino, no Santa Marta; e Antônio Tavares, na Vila Maria.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal