Na próxima semana estreia em Porto Ferreira o projeto Ponto MIS, que leva sessões de cinema gratuitas a diversos municípios de São Paulo, promovido mensalmente pelo Museu da Imagem e do Som – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, numa parceria com o Departamento Municipal de Cultura e Turismo.
As exibições acontecem no Anfiteatro Izaltino Casemiro (avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz – Centro Cultural Fepasa, Centro). Na terça e quinta-feira (10 e 12/07), nos períodos da manhã e tarde, as sessões serão destinadas às escolas que tiverem interesse e fizerem agendamento pelos telefones 3585-5700 e 3585-4230.
Na segunda, quarta e sexta-feira, também nos períodos da manhã e tarde, as sessões serão destinadas a outros grupos interessados, como associações, entidades, etc. Também deve ser feito agendamento.
Na terça e quinta-feira, no período noturno, a sessão é aberta ao público em geral.
“Convidamos a todos para participar deste projeto de incentivo às artes visuais e ao cinema brasileiro. É muito importante valorizarmos a nossa cultura em suas mais diferentes manifestações”, comentou o diretor municipal de Cultura e Turismo, Marco Riolino.
Filmes
Nesta primeira edição do projeto entram em cena dois sucessos da personagem Tainá (“Tainá, uma aventura na Amazônia”/2000; e “Tainá 2, a aventura continua”/2004), a indiazinha aventureira interpretada pela atriz Eunice Baía. Ambos os filmes têm classificação indicativa livre.
Confira as fichas técnicas:
– Tainá, uma aventura na Amazônia (2000, 90 min / Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch / Elenco: Eunice Baía e Caio Romei / Classificação: livre).
Sinopse: As incríveis aventuras de uma indiazinha órfã que vive com seu avô, Tigê, no Rio Negro, na Amazônia. Aos poucos, Tainá torna-se uma guardiã da floresta e consegue salvar um pequeno macaco de cair nas garras de um traficante.
– Tainá 2, a aventura continua (2004, 80 min / Direção: Mauro Lima / Elenco: Eunice Baía, Vitor Morosini e Arilene Rodrigues / Classificação: livre).
Sinopse: A pequena índia Catiti anda pela floresta seguindo e imitando Tainá, hoje uma linda e corajosa adolescente. Elas inutilizam as armadilhas dos traficantes de espécimes raros. Encontram Carlito, garoto da cidade à procura de seu cachorrinho perdido, que Catiti resgata e quer adotar. Quando uma quadrilha se apodera dos bichinhos de estimação (xerimbabos) da aldeia, todas as crianças devem esquecer as diferenças de cultura e temperamento para socorrer os amigos sob a liderança de Tainá.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal