O prefeito Luís Antonio Panone reuniu-se com empresários da Effetre do Brasil para a assinatura de protocolo de intenções para a instalação de uma indústria de vidros em nosso município, em uma área de 40 mil metros quadrados, às margens da SP 215.
A planta vai consumir investimentos na ordem de R$ 34 milhões, sendo que o início de operação da fábrica está previsto para o próximo ano. Só na fase de construção da unidade serão criados 300 empregos diretos e 200 indiretos.
A nova empresa que está se instalando em Descalvado vai gerar, quando em funcionamento, 170 empregos diretos e 400 indiretos.
Além do chefe do Executivo, também estiveram presentes o presidente da Effetre do Brasil Lorenzo Fantinato; vereador Luís Carlos Rosa Vianna; presidente da ACID Henrique Geraldo Fava Spessoto; Luiz Antonio Lomenso, da UP Trade; e Eduardo Tadeu Saggiorato, da Agência de Fomento Paulista, que fez a intermediação entre os investidores e o Poder Público Municipal.
De acordo com o site da empresa, a Effetre foi fundada na Itália em 1970 pela família Ferro, e desenvolveu a indústria de uma antiga tradição em vidro de Murano. Esse vidro era feito na província de Treviso e Resana, perto das principais fabricantes Italianas de lâmpadas, com uma capacidade de produção tecnológica mais avançada do mundo. A Effetre possui sua matriz em Resana (Itália), com a de produção de 12ton vidros/dia.
Em Descalvado, a Effetre vai desenvolver a produção de lâmpadas especiais e telhas fotovoltaicas. Segundo Lorenzo Fantinato, o município foi escolhido após várias pesquisas, sendo os destaques a logística privilegiada, a abundância de matéria prima (areia sílica) e a fonte de energia (gás). A Effetre prevê a exportação de seus produtos para os EUA e países da América do Sul.
Preocupação ambiental
Um dos valores da Effetre é a preocupação com as questões socioambientais, adotando práticas de sustentabilidade. A empresa preserva uma área de 1 milhão de metros quadrados no sítio Caeté, em Santos, onde são preservados mangues, árvores nativas centenárias da Mata Atlântica, nascentes, fauna e flora, com o apoio do IBAMA.
O Protocolo prevê que o projeto de cessão de uso da área a ser destinada pelo Poder Público a Effetre deverá ser enviada Legislativo, para apreciação. Após a assinatura do documento, os empresários e o chefe do Executivo foram até o local em que será instalada a mais nova empresa em solo descalvadense.
Fonte: Fábio José de Mello – Assessor de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Descalvado