Transformado em área de preservação permanente por Lei Municipal de autoria do vereador Luiz Antônio de Moraes e implantado pelo atual governo municipal, em novembro de 2009, o Parque Ecológico Henriqueta Libertucci é hoje um dos locais mais visitados em Porto Ferreira. Localizado em área nobre, a poucos metros do Centro da cidade, tem importância ambiental sem igual e representa mais qualidade de vida para a população.
O local tem recebido visitantes não somente de Porto Ferreira, mas também de outras localidades da região, o que consolida a importância de sua implantação dos pontos de vista ambiental, ecológico, cultural, de turismo e de lazer. José Eduardo Ribeiro, coordenador do Parque, informou que mais de mil visitantes marcam presença semanalmente, sendo até utilizado por famílias para realização de piquenique. “Neste período de férias a frequência de visitantes praticamente dobra. O parque está bombando”, comemorou.
O espaço contempla playground e aparelhos de ginástica para adultos e melhor idade, além de trilha para caminhada. Está instalado em área de manancial que ficou abandonada durante décadas. Em 2011 recebeu melhorias, como obras de drenagem de águas pluviais, iluminação e fechamento da trilha com cerca.
Além disso, tem variadas espécies de animais, como aves e roedores, peixes, tartarugas e mais de 1,2 mil espécies de vegetais, segundo Sérgio Aparecido Antonini, chefe da Divisão de Meio Ambiente. Com tantas opções de lazer e entretenimento, o local recebe visitantes de todas as faixas etárias.
História
A história do parque remonta a 25 de setembro de 1914, quando o então intendente do município, coronel Bento José de Carvalho, doou uma área de terra provida de nascentes, juntamente com outra indicada pelo então vereador Paschoal Salzano, a qual foi recebida por escritura pública pela Câmara Municipal de Porto Ferreira. No local, foram iniciados os serviços de limpeza, de construção de reservatórios, de casa de máquinas e, com a compra de bombas, canos e conexões, iniciou a primeira captação e distribuição de água potável da cidade, pela Empresa de Melhoramentos de Porto Ferreira.
No dia 6 de janeiro de 1915, com grande foguetório, inaugura-se a distribuição dessa água à população ferreirense, marcando conquista desse grande benefício para a cidade. Com o passar dos anos e com o aumento da população, houve a necessidade de procurar novos mananciais. No final do ano de 1958, o então prefeito, Oswaldo da Cunha Leme, inaugura a Estação de Tratamento de Água de Porto Ferreira (ETA), cuja captação é feita no rio Moji-Guaçu até os dias de hoje. Desta forma, desativa-se parcialmente a captação da água na área do Parque Henriqueta Libertucci.
Henriqueta Libertucci nasceu no dia 8 de dezembro de 1883, na Itália, na Província de Campo Basso. Seu nome correto era Rocheta Marcocham. Filha de Ângelo Marcocham e Maria Antonia Charo. Faleceu em 7 de agosto de 1965. Casou-se aos 16 anos, com Miguel Libertucci, que era mais velho que ela uns 20 anos. Tiveram dez filhos. A família Libertucci trabalhou no parque entre os anos de 1914 e 1947. O local, também conhecido como “mina da Henriqueta”, era muito visitado, devido a sua beleza natural e a curiosidade das pessoas em conhecer os tanques de água. Acabou por se configurar em um local de passeio, educação, turismo e preservação da natureza.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Fotos: Acervo do Porto Ferreira Hoje
Confira outras imagens do Parque clicando em:
http://www.portoferreirahoje.com.br/foto/2010/04/20/conheca-o-parque-ecologico-de-porto-ferreira/