Representantes do Sest (Serviço Social do Transporte)/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) se reuniram com o prefeito de Porto Ferreira, Maurício Rasi, para a entrega do projeto de implantação de uma unidade operacional na cidade. Na reunião, a supervisora do Conselho Regional do Sest/Senat, Sandra Caravieri, esteve acompanhada de um dos dirigentes do órgão, Juarez Giusti.
A supervisora protocolou os projetos para que a Prefeitura analise e aprove a emissão do Alvará de Construção da unidade, cuja verba já está aprovada junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento). A unidade será construída em um terreno de 12.598 metros quadrados, cedido pela Prefeitura de Porto Ferreira, localizado no Centro Empresarial Ferreirense.
Com uma infraestrutura completa para a realização de cursos, a unidade será composta por sete salas de aulas e um laboratório de informática. Para atendimento na área de saúde, salas de fisioterapia, clínica psicológica, consultório oftalmológico e oito gabinetes odontológicos.
Conta também com um auditório para mais de cem pessoas.
Para as atividades de lazer e esportivas, o Sest/Senat mantém um ginásio poliesportivo, onde promoverá jogos e campeonatos. A nova unidade do Sest/Senat terá capacidade para realizar, mensalmente, 1,8 mil atendimentos odontológicos e 1,5 mil atendimentos em saúde.
De acordo com a supervisora Sandra Caravieri, existem hoje unidades distribuídas por todos os Estados brasileiros, tanto nas capitais e nos grandes centros urbanos quanto nas principais rodovias. Essa rede atende cerca de três milhões de trabalhadores em transporte e seus familiares, bem como as comunidades locais.
Qualidade de vida
Segundo o dirigente de uma das unidades do Sest/Senat, Juarez Giusti, presente na reunião, Porto Ferreira e região será beneficiada com serviços de qualidade nos campos da saúde e desenvolvimento profissional, uma vez que a unidade a ser construída terá estrutura organizada e equipada. Não apenas aperfeiçoará a qualificação profissional dos trabalhadores em transporte, mas também para elevar a qualidade de vida destes profissionais.
O Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) são entidades civis sem fins lucrativos criadas com o objetivo de valorizar os trabalhadores do setor de transporte.
As instituições surgiram em 14 de setembro de 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e das entidades sindicais. A Confederação Nacional do Transporte, com o apoio legal, ficou responsável pela criação do Sest/Senat e, desde então, organiza e administra a instituição.
Na área social, o Sest/Senat é responsável por gerenciar, desenvolver e apoiar programas que prezam pelo bem-estar do trabalhador em áreas como saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho. Na área educacional, o foco se volta a programas de aprendizagem, que incluem preparação, treinamento, aperfeiçoamento e formação profissional.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal