O Departamento Municipal de Finanças revelou esta semana dados preocupantes quanto à inadimplência (não pagamento) da taxa de serviço de limpeza pública, que no exercício de 2012 atinge a marca de 66,58%, ou cerca de dois terços dos valores lançados. Em termos financeiros, a Prefeitura deixou de arrecadar até agora R$ 602,2 mil, valor que poderia ser empregado para a melhoria da qualidade de vida da população.
Em muitos bairros populosos, como o Centro, Jardim Primavera, Lagoa Serena, Vila Nova, Vila Daniel e Vila Salgueiro, a inadimplência passa dos 80%.
A taxa de serviço de limpeza pública era cobrada juntamente com as contas de água e esgoto até o ano passado, quando os serviços eram de responsabilidade do extinto Saef (Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira). Após a concessão dos serviços de água e esgoto e extinção da autarquia, o setor de limpeza pública passou para a responsabilidade do Departamento de Obras e Serviços Municipais.
“Talvez as pessoas ainda não assimilaram este desmembramento da taxa de limpeza pública da conta de água e esgoto. Porém, assim como qualquer outro serviço prestado pela municipalidade, o não pagamento da taxa pode fazer com que os inadimplentes entrem no cadastro da dívida ativa do município. Apesar de serem valores pequenos para o contribuinte, a quantia que deixa de entrar nos cofres municipais prejudica o equilíbrio financeiro da Prefeitura”, comentou o diretor municipal de Finanças, Marcos Antonini.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal