A sinalização no trânsito é de suma importância, pois é uma maneira de orientar e informar o que devemos ou não fazer quando estamos dirigindo.
Para que não haja tanto furos no trânsito é preciso que sejam cumpridas as leis e sinalizações no trânsito, com isso pode vir a diminuir graves acidentes.
A maioria da população não conhecem todas as sinalizações e placas, pois são tantas. Existe sinalização de regulamentação, de advertência, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos e sons entre outras.
Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos nas ruas, avenidas e estradas brasileiras se deve ao desrespeito à sinalização, por parte de motoristas e pedestres. Seja o condutor que avança o sinal vermelho, o pedestre que não atravessa na faixa, o motociclista que se arrisca ultrapassando veículos em movimento ou o ciclista que não obedece ao seu limite de circulação, todos são responsáveis pelos números de acidentes.
Hoje muitas cidades estão bem sinalizadas, seguindo inclusive determinação do novo Código de Trânsito Brasileiro, de 1998. Há muitas placas de regulamentação e advertência, porém ainda são necessários instrumentos de fiscalização eletrônica para garantir a segurança no trânsito.
Qualquer pessoa pode ser multada por desrespeitar a sinalização. Por exemplo: estacionar em local proibido é considerado infração grave, acarreta 5 pontos a menos no prontuário, multa e ainda remoção do veículo; transitar em contramão de direção em vias de sentido único é infração gravíssima, menos 7 pontos no prontuário e multa.
Portanto, é importante transitar observando atentamente toda a sinalização, seja vertical ou horizontal. Somente através da consciência de cada um será possível construir um trânsito mais seguro e humanizado para todos.