O diretor do Departamento de Cultura e Turismo, Marco Riolino, esteve em São Paulo na Secretaria de Estado da Cultura para receber em mãos o Plano Museológico do Museu Histórico e Pedagógico Professor Flávio da Silva Oliveira. O documento foi entregue pessoalmente pelo secretário de Estado da Cultura, Marcelo Araújo.
O Plano Museológico foi elaborado pelo Sistema Estadual de Museus (Sisem), da Secretaria de Estado da Cultura, pela museóloga Elisabeth Zolcsak e apoio da Organização Social Acam Portinari. O projeto foi desenvolvido após visita, análise e acompanhamento das atividades mantidas pelo Museu, e contatos com o Departamento de Cultura. Com base nisso, foi traçado um plano direcionado que vai nortear as ações do museu, visando otimizar o espaço e atingir com eficiência seus objetivos.
Outros municípios também foram contemplados pela Secretaria de Estado da Cultura com um plano específico para seus museus: Araçatuba, Araraquara, Penápolis, Pirassununga e Santa Rita do Passa Quatro.
Na oportunidade, o diretor de Cultura de Porto Ferreira aproveitou para apresentar ao Secretário de Estado da Cultura um pouco do trabalho desenvolvido na área no município, além de fazer reivindicações.
“Foi um contato muito proveitoso com o secretário Marcelo Araújo, que recentemente assumiu a pasta. Ele já foi diretor da Pinacoteca do Estado e também é museólogo. Portanto, uma pessoa capacitada e sensível às questões que envolvem a cultura do nosso país, estado e município”, declarou Marco Riolino.
“Estamos muito satisfeitos com a abertura que nos foi dada durante a audiência em São Paulo para apresentar um pouco do nosso trabalho e dos projetos em andamento. Falamos dos trabalhos desenvolvidos do Museu Histórico, da sua criação e municipalização, além de citar os organismos de apoio, a criação do Conselho Municipal de Cultura, do Conselho de Patrimônio Histórico Artístico Cultura e as realizações das Conferencias Municipais”, prosseguiu o diretor.
Em Porto Ferreira, o plano museológico foi apresentado ao prefeito Maurício Rasi, que parabenizou os trabalhos do Departamento de Cultura e solicitou a realização do processo legal, ou seja, a apresentação para o Conselho Municipal de Cultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal