A Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea se apresentou na noite de sábado (22) no Centro de Convenções de Pirassununga dentro da programação do Concerto das Estações – Edição de Primavera, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, com entrada franca.
É a primeira vez que Sinfônica da AFA se apresentou no novo espaço cultural de Pirassununga, executando um repertório que agradou o público.
O Grupo de Metais abriu a a programação musical, com Fanfare, de Paul Dukas.
Na sequência a Big Band apresentou: The Best Of Earth (Wind and Fire); Alegria (Júnior dos Reis); Fly Me To The Moon (Bart Howard) e In The Mood (Glenn Miller). Na última parte a Banda de Música apresentou: Seleção de Forró (Arranjo de Julião Barbosa); Trem das Onze (Adoniran Barbosa com arranjo de Paulo Severino da Cruz); Um Americano em Paris (George Gershin e arranjo de Paulo Matias) e um Mix de Rock de Bom Jovi (arranjo de Wolfgang Wassner).
A Sinfônica da AFA, sob o comando do 1º Tenente Músico Denílson Batista de Oliveira, foi muito aplaudida pela plateia, que pediu mais música, e foi atendida, com a execução de “I Love You, Baby”.
Encerrando mais uma etapa do “Projeto Música Instrumental da Cidade”, o secretário da Cultura e Turismo de Pirassununga, Roberto Bragagnollo, manifestou o orgulho de Pirassununga contar com a Banda Sinfônica da AFA, pela qualidade de seus músicos e representatividade. Bragagnollo também anunciou a vinda à Pirassununga da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, com aproximadamente 80 músicos, para a apresentação em Dezembro de 2012 do Concerto das Estações – Edição de Verão 2012.
Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea
Criada no tempo da escola de aviação militar, no lendário Campo dos Afonsos, em 13 de novembro de 1935, a Banda de Música da Academia da Força Aérea fez sua estreia na Feira Internacional de Amostras, na cidade do Rio de Janeiro, no local onde hoje está situado o Aeroporto Santos Dumont.
Naquela ocasião foi ouvido, foi ouvido pela primeira vez o Hino dos Aviadores, de autoria de seu primeiro regente, Capitão Músico João Nascimento, e cantado por um coral de 1500 militares.
Desde sua criação até os dias de hoje, a Banda de Música está presente em todos os momentos importantes da Academia da Força Aérea, tendo a missão de auxiliar no adestramento de tropas militares e cooperar na educação artístico-cultural do povo brasileiro.
A Banda de Música está completando 77 anos de existência e possui um efetivo de 69 músicos militares.
Concerto das Estações
O Concerto das Estações integra o “Projeto Música Instrumental na Cidade”. No início de cada estação, reúne orquestras, bandas e formações afins, com o objetivo de formar plateias, oferecendo espetáculos gratuitos e de qualidade à população.
Fotos: Porto Ferreira Hoje