O primeiro voo de uma das unidades da aeronave A-29 Super Tucano, recebidas pelo Esquadrilha da Fumaça, aconteceu no dia 3 de outubro de 2012, em sua sede, em Pirassununga/SP.
O Tenente Coronel Wagner Esteves, líder da equipe, e o Capitão Marcelo Silva, #2, decolaram às 15h30 e, na área de treinamento específica da Fumaça, realizaram um voo de quarenta e cinco minutos, com o objetivo principal de adaptação e ganho de experiência no novo equipamento.
“É um desafio e uma satisfação pessoal muito grande participar deste momento que é o começo de uma nova fase na história da Força Aérea Brasileira” – comentou o Cap Marcelo, após o pouso.
No dia 1º de outubro, chegaram à Esquadrilha as duas primeiras aeronaves A-29, marcando o início do processo de substituição dos T-27 Tucano, atualmente voados nas demonstrações da equipe. Toda essa transição está sendo rigorosamente planejada e estudada pelos militares de todas as especialidades envolvidas, como pilotos e mecânicos. O representante técnico, José Roberto Kelly, da Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer – fabricante da aeronave, está em sede para acompanhar e apoiar a implantação, dando auxílio técnico de manutenção e logística de material.
Os novos aviões, fabricados pela Embraer, têm mais que o dobro de potência dos T-27 Tucano que hoje equipam o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). As apresentações vão mudar, inclusive com a volta da manobra conhecida como “Lancevack”, quando o avião faz uma série de “cambalhotas” rápidas pra frente.
Entre as principais diferenças entre as aeronaves está a velocidade. Enquanto o Tucano atinge 518 km/h, o Super Tucano vai até 590 km/h. “Existe uma considerável margem de manobra entre as velocidades recomendadas pelo fabricante e aquela na qual a aeronave poderá iniciar uma sequência acrobática, com uma significativa reserva de energia”, analisa o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel-Aviador Wagner de Almeida Esteves.
Traduzindo: as manobras vão ser mais velozes e poderão acontecer com um intervalo ainda menor, com mais intensidade.
Os demais aviões devem chegar em 2013.
Fonte: E.D.A.
Fotos Ten. Cocate e Sub. J. Loureurio