No dia 12 de outubro de 2012, a Associação dos Canoeiros do Rio Mogi Guaçu de Porto Ferreira realizou mais uma procissão fluvial em louvor à Nossa Senhora Aparecida, protetora dos pescadores e Padroeira do Brasil.
O cortejo fluvial se iniciou às 11:00 horas, saindo do rancho Expedicionário localizado na Região da Boa Vista-1, de propriedade do canoeiro Luiz Fernando Espírito Santo, onde ficou com a imagem durante esse ano. A formação da procissão foi através da canoa pilotada pelo Luiz Fernando, carregando o andor todo enfeitado de rosas vermelhas com a imagem de Nossa Senhora, acompanhada pelos demais participantes.
Às 12 horas a procissão chegou na área de lazer “João Inácio Ferreira”, sede da Associação, sendo recepcionada pela população presente. O andor foi retirado da canoa de Luiz Fernando e colocado em altar especialmente preparado na sede da Associação, momento em que a Senhora Lourdes Fadel fez uma oração aos participantes e presentes.
Às 13:30 horas, o Diácono Paulo saudou os presentes e fez as orações aos devotos.
Às 14 horas, a imagem foi colocada na embarcação do canoeiro Toninho Barbosa, acompanhada do Sr. Ernesto Morgan e sua esposa, navegando rio abaixo, com mais 11 embarcações. Durante o trajeto receberam votos de agradecimento e louvor pela Imagem. Por fim, as embarcações chegaram no rancho Recanto Feliz, de propriedade do Sr. Ernesto, localizado a jusante da Ilha dos Patos, sendo a imagem saudada pelos familiares e inúmeras pessoas presentes. A imagem de Nossa Senhora Aparecida permanecerá com o Sr. Ernesto e esposa até o próximo ano.
A Associação dos Canoeiros, através de seu presidente Sergio Antonini, agradece a todos os participantes e aqueles que contribuíram para o sucesso do evento.