Vários pontos de Porto Ferreira estão mais coloridos, do amarelado ao avermelhado, é a floração do flamboyant, espécie originária da Ilha de Madagascar, na África, que floresce no Brasil na primavera. Devido o colorido intenso de suas flores, é considerada uma das árvores mais belas do mundo.
A espécie já embelezou a área da antiga Fepasa (ao lado da estação do trem), mas foram derrubadas para dar lugar para a realização de exposições, ficando impermeabilizada a área que ocupavam. Um exemplar ainda pode ser visto na área, ao lado da Hípica, mas a espécie pode ser vista no Jardim Porto Novo, Estância dos Granjeiros, Grêmio da Mar Girius, Colégio John Kennedy, margens do Santa Rosa, Tio Chico, Clube de Campo das Figueiras, área defronte o Cemitério Cristo Rei, Praça da Rodoviária, Praça do Salgueiro, CCI, EMEI “Mãe Maria” e outros.
O plantio do flamboyant é recomendado para praças, chácaras, pois forma uma ampla copa, proporcionando sombreamento, mas não é recomendado em calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica.
Flor de flamboyant, também é o título de uma música cantada por Zezé di Camargo e Luciano em homenagem a planta, segue abaixo a letra:
Enquanto o mundo girar
Enquanto uma estrela brilhar
Enquanto existir uma vida
Vou te amar
Enquanto uma chuva cair
E o calor da terra subir
Enquanto uma nuvem chorar
Vou te amar
Você, meu bem, meu talismã
Meu cheiro, mel do meu bombom
A minha cor, a voz, meu som
A minha busca, meu viver
Você, meu sol dourado
Lua cheia, brisa da manhã
Brisa da manhã
Flor de Flamboyant
Paixão que entra pelos poros
Vai parar no coração
É um tiro certo na saudade
Pra matar a solidão
É chuva em pleno deserto
Sol em pleno inverno, Neve no verão
Paixão que entra pelos olhos
Nunca sai do coração
Link: http://www.vagalume.com.br/zeze-di-camargo-e-luciano/flor-de-flamboyant.html#ixzz2Borsletz