A Secretaria de Saúde está realizando em todo o Estado uma ampla campanha para detectar precocemente casos de HIV, hepatite e sífilis. Até 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, 150 mil exames gratuitos para diagnósticos do vírus HIV, além de sífilis e hepatites B e C, serão oferecidos na ação, realizada pelo Programa Estadual de DST/Aids em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e as secretarias municipais de saúde.
A campanha Fique Sabendo visa incentivar o diagnóstico precoce dessas doenças. Do total de exames, 30 mil serão testes rápidos anti-HIV. Ao todo, 526 municípios do Estado aderiram à ação, que será realizada em pelo menos duas mil unidades de saúde. Segundo a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids, Maria Clara Gianna, a campanha tem como objetivo alertar a população para a importância de se realizar o exame, que está disponível na rede pública de saúde durante o ano todo.
O teste rápido do HIV, feito a partir de punção digital, com pequena amostra de sangue, leva 40 minutos e sua eficácia é igual ao tradicional. Os testes de sífilis e hepatites B e C utilizam a mesma tecnologia e são tão importantes quanto o de HIV. Em caso de soropositividade, possibilita tratamento precoce, interrupção da transmissão de mãe para filho, assim como para parceiros. Informações sobre as unidades participantes da campanha podem ser obtidas pelo Disque DST/Aids (0800-162550) e no site do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids.
Os testes feitos de forma individual e durante o atendimento a pessoa recebe orientações, além de ter a possibilidade de tirar suas dúvidas sobre o vírus do HIV.
Campanha Fique Sabendo em Porto Ferreira
Em Porto Ferreira, o Departamento Municipal de Saúde realizará a Campanha Fique Sabendo até o dia 3 de dezembro, em todas as Unidades de Saúde do Município. Nesta campanha é realizado o teste para HIV, que é um exame totalmente sigiloso e gratuito.
Em todas as unidades serão realizados os testes convencionais e, na Vigilância Epidemiológica, será feito o teste rápido para HIV, no qual o resultado fica pronto na mesma hora.
É importante o lembrete: o vírus HIV pode ser transmitido:
• Por relações sexuais desprotegidas (sem o uso do preservativo);
• Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;
• De mãe para filho, durante a gestação, no parto e na amamentação;
• Por transfusão de sangue contaminado.
* É bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas.