Servidores do Departamento Municipal de Educação que não estão em período de férias terão nesta semana a oportunidade de passar por uma jornada de formação profissional. A programação, desenvolvida pela área pedagógica do setor, oferece palestras que abordam diversos temas que estão presentes no cotidiano dos funcionários.
“Por ser um público eclético, formado por professores, auxiliares e monitores de creche, buscamos também variar a temática das palestras para tentar abranger múltiplos temas de interesse”, comentou a diretora municipal de Educação, Maria Regina Nascimento Nery. Ela ainda frisa que todos os palestrantes estão atuando de forma voluntária, ou seja, sem custos para o município.
As palestras acontecem no período da manhã (8h às 12h) na sede do Departamento de Educação, no Centro. Na segunda-feira (14/01), a palestrante Juliana Rosa Andrade de Souza falou sobre “Arte Terapia”. Entre os assuntos abordados estavam formas de promover a motivação e autoestima de alunos e professores, a fim de melhorar e energizar o ambiente de ensino.
De terça a sexta-feira estão programados dois temas por dia. Na terça-feira, a jornada se inicia com “Primeiros-Socorros”, com o palestrante Adélcio Cadeu. O enfoque será em como o servidor da Educação deve proceder em casos de problemas de saúde ou acidentes até a chegada da Unidade de Resgate. Em seguida, o tema é “Família e Escola”, com Maria Aparecida Bruno Prado. O objetivo é mostrar aos funcionários como motivar pais e familiares a participarem do ambiente escolar.
Na quarta-feira Vanessa Fernanda de Souza fará palestra sobre “Nutrição”, com orientações tanto para os servidores como para alunos. O mesmo será válido para o tema seguinte, “Ginástica Laboral”, com Maira Dias de Carvalho e Silva, com orientações sobre postura, pequenos exercícios diários etc.
“Sexualidade” é o tema que abre a quinta-feira, com Rita de Cássia Pedrenas e Maria Salete Zufelato Vencel. O objetivo é indicar como o assunto deve ser tratado no ambiente escolar, uma vez que é cada vez mais precoce a iniciação sexual de adolescentes e jovens. Em seguida, é a vez do tema “Lixo e Dengue”, com Helen Cabral Heller Zini e Rosana Aparecida Pimenta Pereira dos Santos. Dicas de higiene e saúde farão parte das discussões.
A jornada termina na sexta-feira, primeiramente com o tema “Fonoaudiologia”, palestra proferida por Yara Antônio Montanheiro. Serão abordados cuidados com a voz para os profissionais da Educação e dicas para se detectar problemas correlatos por parte dos alunos. Na sequência, o tema “Jogos”, com Marilda Aparecida Vergs, vai falar sobre interatividade e aprendizado por meio de brincadeiras e atividades.
“Gostaria de agradecer à equipe pedagógica do Departamento, que não mediu esforços para a realização do evento”, finalizou a diretora Maria Regina.
Fonte: AC