No alto, prefeita Renata Braga, Paulo Cereda (Sebrae) e o diretor Dori Américo; acima, à esquerda, Luciano Campaner (Senai), Dori Américo e Marcelo Mesquita (Fiesp); acima, à direita, Carlos Salvucci (EPTV) e Dori Américo
A AdministraçãoMunicipal, na mesma proporção em que tem realizado a organização interna, está buscando também implantar as inovações de que a cidade necessita. No setor de desenvolvimento econômico, por determinação da própria prefeita, estão sendo feitos os primeiros contatos com entidades que são peças chave para a realização de parcerias e convênios.
Na semana passada a prefeita recebeu a visita do gerente da regional do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de São Carlos, Paulo Cereda, anunciando para breve a oferta de consultorias em design nas fábricas de decoração de Porto Ferreira.
Em prosseguimento à filosofia de trabalho da prefeita, no dia 14 de janeiro o diretor do Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, na companhia do representante do departamento regional da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Marcelo Mesquita, esteve em São Carlos contatando entidades como o Sesi (Serviço Social da Indústria), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial), o Liec (Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica) da Universidade Federal de São Carlos e, ainda, a EPTV Central.
No Sesi foram recebidos pelo gerente administrativo e financeiro João de Farias. Foram discutidos possíveis programas agregando esporte, promoção social e geração de renda.
No Senai o atendimento foi feito pelo agente de treinamento Luciano Aparecido Casagrande Campaner, com quem foram tratados assuntos referentes a ampliação de cursos técnicos em Porto Ferreira, especialmente solda industrial para o cluster dos móveis de ferro e serralheria artística ferreirense, além de muitos outros chamados “cursos pontuais”, que atenderão demandas do arranjo produtivo local de decoração.
No Liec da UFSCar o atendimento foi feito pelo professor Élson Longo, que responde também pelo Centro Multidisciplinar de Ciências dos Materiais Cerâmico, além do Instituto Nacional de Ciências em Nanotecnologia, objetivando inovação de matéria-prima e consequente abertura de novos mercados para as cerâmicas do parque fabril de Porto Ferreira.
Por fim, na EPTV, o atendimento foi realizado por Carlos Salvucci, diretor comercial, tratando sobre uma possível parceria com a emissora para a Feife (Feira Ferreirense) de 2013.
Todas as visitas serão retribuídas pelos representantes das entidades e, dentro em breve, das conversações realizadas, surgirão muitos projetos de treinamento e inovação tecnológica para as empresas de Porto Ferreira.
Para a prefeita Renata Braga, a inovação é palavra chave para que o parque fabril ferreirense se fortaleça, amplie as ofertas de novos postos de trabalho e consiga fortalecer o nome da cidade como capital da decoração artística em nível nacional e até internacional. “Para tanto, essas parcerias com entidades sérias e realizadoras se fazem necessárias e urgentes, porque vamos, sim, construir uma Porto Ferreira com mais oportunidades de emprego e renda para todos”, concluiu a prefeita.
Fonte: AC