O Departamento Municipal de Saúde vai fazer o transporte de 66 pacientes que participarão do mutirão de cirurgias de catarata a ser realizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) neste sábado (16/02), na cidade de São Carlos. Como cada paciente tem o direito de levar um acompanhante, serão cerca de 130 pessoas transportadas tanto no sábado quanto no domingo, dia marcado para o retorno.
Para dar conta das viagens foi feito um planejamento de todo o setor de Transporte de Saúde, que vai contar com o auxílio de veículos e funcionários do Departamento Municipal de Educação.
A catarata é uma doença ocular grave causada pela opacificação do cristalino, a lente natural do olho, que impede a passagem da luz e prejudica a qualidade da visão. Os sintomas mais comuns da catarata são a visão turva, borrada ou embaçada, grande dificuldade para enxergar à noite, aumento da sensibilidade ocular à luz, mudança frequente de óculos para enxergar melhor e a sensação de que as cores ficam mais amareladas.
O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, recomendado sempre que a qualidade de vida do portador da doença esteja comprometida.
Aumento de transportados
O Departamento de Saúde também divulgou que houve um aumento no número de pacientes e acompanhantes transportados para outros municípios no primeiro mês do ano, em comparação aos meses finais de 2012.
Em novembro, foram transportados 1.208 pacientes e 706 acompanhantes. Em dezembro, os números caíram para 1.144 pacientes e 682 acompanhantes. Já em janeiro, foram 1.400 pacientes transportados, com 773 acompanhamentos. Em fevereiro, até esta quinta-feira (14/02), foram transportados 434 pacientes e 227 acompanhantes.
“Mesmo com as dificuldades encontradas no início deste ano quanto à frota da Saúde, já que muitos veículos estavam parados por quebra ou falta de manutenção, conseguimos dar conta do aumento da demanda por viagens de pacientes e acompanhantes. Isto mostra que estamos fazendo de tudo para que a população não fique prejudicada quanto ao transporte”, comentou Edeltraut Nothling Zoia, diretora municipal de Saúde.
De acordo com ela, os trabalhos de recuperação da frota prosseguem. “Já recuperamos e colocamos em serviços muitos veículos. Mas também alguns voltam a dar problemas e é um trabalho constante de planejamento, manutenção e recuperação”, concluiu.
Fonte: AC