O governador Geraldo Alckmin lançou na sexta-feira, 01, em Dracena, o “Projeto Integra São Paulo: Lavoura, Pecuária, Floresta”, que pretende recuperar 312 mil hectares de pastagens degradadas no Estado em até 8 anos.
Com investimento de R$ 11 milhões, o projeto pretende incentivar boas práticas agropecuárias, financiando o produtor rural por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista.
Além disso, o Integra São Paulo também busca reduzir a emissão de gases do efeito estufa na agropecuária, aumentar a produtividade e produção de alimentos e incrementar renda e qualidade de vida no meio rural.
“Vamos financiar recuperação de pastagem, terraciamento, curva de nível, plantar mudas, corrigir solos. Serão 100 mil reais de financiamento, e quem tiver erosão, 10 mil reais, sem precisar pagar, então não é financiamento, é fundo perdido. Nós vamos fazer o ressarcimento de até 10 mil reais por propriedade dos projetos aprovados pela Secretaria de Agricultura”, disse o governador.
A secretária de Agricultura do Estado, Mônika Bergamaschi, ressaltou a importância do projeto e também do agronegócio para a economia paulista. “O agronegócio, que é o maior setor da economia brasileira, é também o maior setor da economia paulista. A economia paulista é responsável por 24% de todas as nossas exportações brasileiras. Daqui sai fruta, suco de laranja, carne e café.”
Por fim, a secretária destacou a situação das pastagens do Estado e lembrou do compromisso firmado pelo governador com a produção sustentável de alimentos em São Paulo. “A estimativa que temos é que 20% das nossas pastagens estejam em nível adequado. 60% já apresentam alguns casos de degradação e 20% já estão em estágio bastante avançado de degradação. No ano passado, na Rio +20, o governador assumiu um compromisso de recuperar 20% das nossas áreas de pastagem. Palavra empenhada, palavra cumprida”.
Fonte: Portal do Governo do Estado
Foto: Divulgação – Porto Ferreira Hoje