Mensalmente um agente comercial passa em todos os imóveis do município para realizar a leitura do hidrômetro e, em muitos casos, tem dificuldades para executar esta tarefa devido estar instalado em difícil acesso.
É importante ressaltar que o agente comercial deve conseguir visualizar os números que marcam o consumo e a numeração de série do hidrômetro, localizada na lateral do aparelho.
Vários são os motivos que impedem que o agente comercial consiga chegar próximo ao cavalete para registrar a leitura, como por exemplo, hidrômetro instalado dentro do imóvel e ausência de moradores no momento da leitura.
O imóvel que não tem seu consumo registrado é faturado pela média dos últimos meses. Porém após três leituras consecutivas sem acesso ao hidrômetro, o cliente será notificado.
A legislação em vigor garante o livre acesso da empresa prestadora do serviço de água ao hidrômetro. Esta garantia está prevista no artigo 47 do Regulamento da Concessão de água e esgoto, que observou as disposições da Lei Federal nº 11.445/2007 e Decreto 7.217 de Junho de 2010.
De acordo com a Analista Comercial da Foz – Unidade Porto Ferreira, Natália Steter Pedroso, “o acesso ao hidrômetro é um beneficio para o cliente, que tem a garantia da cobrança exata de seu consumo, além de não ter o incomodo de alguém entrando em sua casa”.
Dicas para conservação do hidrômetro
É importante manter o hidrômetro sempre limpo, nunca colocar nada sobre o medidor e nunca retirar o lacre – a violação do hidrômetro é ilegal e implica em sanções previstas em lei.
O cliente que tiver qualquer dúvida poderá comparecer ao SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente, localizado na Rua Nelson Pereira Lopes, 199, ou ligar para o telefone 0800-771-0001.