O 2º Brasileiro Senior de Inverno e o 30º Brasileiro Junior de Inverno / Troféu Tancredo Neves começaram a definir a partir de quarta-feira, 15/5 , no Clube Curitibano, no Paraná, as seleções de natação do Brasil para o 15º Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona, de 20 de julho a 4 de agosto, e para o 4º Mundial Junior de Natação de Dubai, de 26 a 31 de agosto.
Até o momento, respeitando-se o limite de no máximo dois atletas por prova, a equipe brasileira é composta por 15 nadadores para o Mundial de Barcelona em provas individuais. Destes, quatro estarão ausentes em Curitiba: Cesar Cielo, Thiago Pereira, Nicholas Santos e Felipe Lima. O mesmo número de atletas com índices individuais acontece para o Mundial Junior, competição para nadadores nascidos de 1995 a 1998 no masculino e de 1996 a 1999 no feminino.
Algumas provas já tiveram os dois representantes brasileiros no Mundial de Barcelona definidos no Troféu Maria Lenk: 50m e 100m livre, 100m peito e 200m medley, no masculino, e 50m livre feminino. Outras têm somente uma vaga em disputa porque a outra também foi definida no Brasileiro Absoluto de abril, no Rio de Janeiro. São elas: masculino = 200m livre, 50m e 200m costas, 50m peito, 50m e 200m borboleta e os 400m medley. Feminino = 100m costas, 200m e 400m medley.
Já o tradicional Troféu Tancredo Neves – válido como Brasileiro Junior de Inverno – contará este ano com 53 clubes e aproximadamente 340 nadadores. A maior delegação é a do Pinheiros com 47 nadadores. O atual campeão é o Corinthians, que assim como os cariocas Botafogo e Gama Filho possui um título da competição. Os maiores vencedores são o Pinheiros e o Minas Tênis, com sete títulos cada. A seguir surgem Flamengo (5), Fluminense (3), Vasco (2) e Unisanta (2).
O Troféu Tancredo Neves de Natação e o Brasileiro Sênior de Inverno acontecem com recursos dos Correios – patrocinador oficial dos esportes aquáticos – ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal, Ministério do Esporte e Sadia.
Gabriel da Silva Santos
No inicio das competições de 2013, a cidade de Porto Ferreira tem seu representante nas águas do cenário brasileiro, Sul-americano e quem sabe Mundial, com o atleta Gabriel da Silva Santos, agora na Categoria Júnior do Esporte Clube Pinheiros, fechando 2012 com a média de 840 pontos de índice Técnico, considerada pela comissão técnica do Clube como muito boa, estando entre os (10) dez melhores do Clube, e também com novas preparações visando melhor desempenho para chegar às Olimpíadas de 2016.
Com todas condições externas adversas, Gabriel tem sido muito elogiado pelo seu desempenho nas competições. O atleta conta com a ajuda financeira de amigos e familiares, e espera despertar o interesse de Médias e Grandes Empresas e Empresários para o seu trabalho. Em nosso país, atleta de família simples tem muitas dificuldades para chegar à uma Olimpíada com recursos próprios, requerendo muita ajuda para poder chegar e brilhar com todo seu Talento e dedicação, transformando em resultados positivos.
Vale lembrar que estes incentivos hoje podem ser revertidos do IR para o Atleta individual e não mais para o Governo.
O atleta agradece aos amigos, a seus pais Jadir e Sônia e aos patrocinadores Porto Frios, Duz e Malaman, Intercolor, Supershoping Elétrico, Paulo Ótica, Irmãos Bezerra e Oxiporto, que o tem ajudado nesta jornada.