Depois de coletarem as opiniões de cada um dos lojistas estabelecidos na chamada Avenida do Comércio de Porto Ferreira – avenida João Martins da Silveira Sobrinho, no Jardim Santa Marta – e de se reunirem com representantes da Intervias – concessionária de rodovias da região –, diretores de diversos Departamentos da Prefeitura estão trabalhando em equipe para agilizar o andamento do projeto de revitalização daquele polo comercial. A prioridade em fomentar o turismo de negócios no município foi uma determinação da prefeita Renata Braga.
Assuntos como o aumento da segurança, com instalação do posto da Guarda Civil Municipal e monitoramento com câmeras, melhorias na iluminação, na Central de Atendimento ao Turista, paisagismo e urbanismo, redutores eletrônicos de velocidade e disponibilidade de banheiros públicos estão na dianteira das prioridades elencadas pelos empresários.
Algumas ações já foram feitas, tais como operações conjuntas de segurança pública, limpeza e pintura, parcerias com o Sebrae, entre outras que regeram a etapa inicial de atendimento àquele núcleo setorizado de lojas.
Mas o macroprojeto, que contemplará a modernização da avenida, começa a ganhar corpo na Administração Pública, percorrendo as pastas de Obras e Serviços, Desenvolvimento Econômico, Governo, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Gabinete e outras da esfera governamental.
Na tarde da última quarta-feira (15/05), no Departamento de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a arquiteta e urbanista Natália Sundfeld Siqueira, do Departamento de Obras e Serviços Municipais, mostrou a proposta arquitetônica inicial para os diretores Paulo Mendes Monteiro (Cultura e Turismo) e Dori Américo (Desenvolvimento Econômico), num encontro que reuniu ainda Paulo Bernardo, do Conselho Municipal de Política Urbana (Compur), José Eduardo Bonilha Ribeiro (chefe da Divisão de Meio Ambiente) e Elisângela Guimarães de Lucca Gomes da Silva (chefe da Seção de Meio Ambiente).
Alguns ajustes foram solicitados pelos diretores, sempre pautados nas solicitações dos lojistas. Com isso, o projeto começa a ser moldado internamente até que se consolide a proposta final, que será apresentada em audiências públicas, passando por ampla discussão por parte dos empresários e da população em geral, até o consenso final e posterior execução das obras que contemplarão as modernidades na Avenida do Comércio e todo o seu entorno.
“Dessa condução democrática surgirão diversas ações, tanto pontuais como em curto, médio e longo prazos, objetivando melhorar todo o sistema de recepção aos turistas que veem a Porto Ferreira para fazerem suas compras, assegurando assim empregos e renda no nosso município e o consolidando como arranjo produtivo local (APL) de decoração de interiores”, comentou a prefeita Renata Braga ao receber o projeto inicial.
Fonte: AC