A Câmara de Vereadores de Porto Ferreira recebeu na última segunda-feira, 17 de junho, uma proposta que cria a Virada Esportiva, evento realizado por meio de uma maratona de atividades por 24 horas ininterruptas.
O Projeto de Lei nº 46/2013, assinado pela chefe do Executivo, é baseado no Anteprojeto de lei nº 16/2013, de autoria do vereador Rômulo Rippa, que foi aprovado pelo plenário da Câmara este ano.
Segundo o texto da propositura, nos eventos que se realizarem em espaços públicos no período de promoção da “Virada Esportiva” será assegurada a pluralidade de modalidades esportivas e a gratuidade na participação do público.
O projeto, caso seja aprovado pelos vereadores, prevê a realização da 1ª edição do evento em um dos finais de semana de janeiro do próximo ano. A Virada Esportiva, que já é um evento realizado pelo governo do Estado de São Paulo em algumas grandes cidades, incentiva a população a pratica de atividades esportivas e a ocupação responsável dos espaços públicos.
A ideia é que 35 modalidades esportivas possam fazer parte do currículo permanente da Virada, entre elas estão atividades recreativas para crianças, dança, ginástica, jogos e apresentações de esportes radicais. São realizados ainda os Desafios da Virada, campeonatos de diversas modalidades, como futebol, vôlei, basquete e handebol. Cada etapa premia os melhores de cada modalidade, em diferentes faixas etárias.
Na justificativa do projeto, o vereador Rômulo Rippa afirmou que o objetivo é criar um marco esportivo em nosso município. “Uma oportunidade anual que consolide uma pausa no cotidiano, abrindo a possibilidade de experimentar novos percursos e formas de convivência, de forma gratuita e democrática, ver e vivenciar Porto Ferreira e suas diversas modalidades esportivas.”