Um grande investimento está sendo realizado pela Foz unidade Porto Ferreira na Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme, que está sendo reformada e ampliada a fim de aumentar sua capacidade, garantindo um abastecimento com regularidade, e também para melhorar ainda mais a qualidade do tratamento da água.
Esta ampliação é um plano de ação da Foz para acompanhar as demandas futuras de água. O tratamento passará de 170 para 250 litros por segundo de água, a fim de atender a demanda mínima necessária hoje e para os próximos 30 anos.
A Foz está investindo no que há de mais moderno para a ampliação das estruturas físicas dos tanques de coagulação e do novo filtro.
O projeto hidráulico foi elaborado pela Hidrosan, empresa de consultoria liderada pelo renomado professor Luís Di Bernardo, da USP de São Carlos e o projeto estrutural foi elaborado pela Projeplan, também muito bem conceituada na área da engenharia estrutural. A obra civil está sendo realizada pela construtora ferreirense CONSTAC.
A obra de reforma e ampliação da estação iniciou no mês de março, e já está com aproximadamente 75% de sua construção concluída. O término das obras civis está previsto para o mês de julho, onde em seguida será realizada a montagem das peças hidráulicas, e do sistema de remoção de lodo.
“Estas obras proporcionaram o aumento da capacidade de produção de água sem deixar de manter o padrão de qualidade existente.” Disse Alex Zampieri, responsável pelo centro de operações e tratamento de água e esgoto da Foz unidade Porto Ferreira.