A Câmara Municipal aprovou por unanimidade na última segunda-feira, 12, o envio do anteprojeto de lei que propõe a criação da Semana das Artes Literárias “Thales Castanho de Andrade” em Porto Ferreira.
O projeto prevê que sejam promovidas a cada ano atividades, eventos e exposições que estimulem e desenvolvam as artes literárias por meio da produção e leitura de artigos, livros, contos, crônicas, e outros gêneros da comunicação escrita. A iniciativa ocorreria na terceira semana do mês de setembro.
O anteprojeto de lei, de autoria do vereador Rômulo Rippa (PSD), além de criar uma semana literária inédita na cidade, procura homenagear o educador e escritor brasileiro que foi um dos pioneiros da educação em Porto Ferreira.
Thales Castanho de Andrade nasceu em Piracicaba em 15 de setembro de 1890. Diplomou-se pela Escola Normal Primária de Piracicaba, atual Instituto de Educação “Sud Mennucci”. Iniciou o magistério em princípios de 1912, juntamente com a colega e esposa e professora Maria Garcia de Andrade, nas Escolas Isoladas da Estação de Banharão, município de Jaú.
Em 1914, removeu-se para o Grupo Escolar de Porto Ferreira, recém-criado, onde lecionou por vários anos. Hoje o grupo é denominado Emef “Sud Mennucci”. Foi naquele período que o livro “Saudade”, que chegou a 55 edições e considerada sua “obra-prima”, concretizou-se em Porto Ferreira. Uma placa em bronze assinala o fato na casa do número 86 da rua João Procópio Sobrinho.
Thales Castanho de Andrade foi vereador em Piracicaba, inspetor técnico da Educação Rural, diretor-geral do Departamento de Educação de São Paulo, e secretário da Educação. Aposentou-se após 47 anos de carreira. Ele também empresta seu nome a uma das ruas do Jardim Porto Novo.