Quem transita pela Vila Sybilla não deixa de notar um exemplar de ipê amarelo florido na Av. Rudolf Streit. Ao ser fotografado, ainda foi observado que abriga em sua ramagem um ninho de pomba silvestre. Em pouco tempo de observação pode-se ver pássaros em busca do néctar das flores.
Outros exemplares do ipê amarelo já estão florescendo em Porto Ferreira, em diversos bairros.
Além do ipê da Vila Sybilla, também registramos outra floração de um exemplar localizado no final da rua Paulo Fadel, no Jardim Porto Novo, ainda em meio a vegetação, no antigo leito da estrada de ferro.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e podem ser usadas na arborização de ruas e praças. Uma vez que são árvores que embelezam e promovem um colorido especial no inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo.
O nome ipê, de origem Tupi, significa árvore de casca grossa.
O ipê foi motivo de inspiração até de políticos. Em 1961, Jânio Quadros, declarou o ipê-amarelo, conhecido cientificamente por Tabebuia vellosoi, como a Flor Nacional, por meio de um projeto aprovado pelo Poder Executivo.