Nesta próxima segunda-feira (02/09), com início às 18 horas, o Movimento de Repúdio ao Presídio no município de Santa Cruz da Conceição e a 5 km de Pirassununga realizará mais um ato. Desta vez, os organizadores convidam toda a população de Leme e da região para uma concentração que irá acontecer na Câmara Municipal de Leme. Na ocasião, deverão acontecer debates e apresentação de soluções para que a construção seja cancelada.
Foram convidados e deverão estar presentes os prefeitos de Leme, Santa Cruz da Conceição, Pirassununga, Analândia e Porto Ferreira, além de lideranças políticas, econômicas, artísticas e intelectuais da região. A população em geral também está convidada a participar do evento.
A última reunião promovida pelo movimento aconteceu no dia 19 de agosto na Câmara Municipal de Santa Cruz da Conceição. Na ocasião foi solicitado aos novos vereadores e prefeitos da região o empenho para que a unidade prisional não seja implantada em Santa Cruz da Conceição, mais precisamente em área nas proximidades da rodovia Anhanguera, a SP-330, nas proximidades do trevo de acesso ao bairro de Souza Queiróz.
Uma ação civil pública feita pela promotoria da cidade de Leme conseguiu evitar que as obras já fossem iniciadas. A Secretaria de Administração Penitenciária conseguiu uma licença ambiental prévia, fez um estudo ambiental simplificado e deu a licença para começar a fazer os estudos. Mas esse estudo, analisado por uma equipe técnica da Promotoria de São Paulo, apontou irregularidades. A Promotoria de Justiça entrou pedindo liminarmente a suspensão e definitivamente a anulação desse estudo ambiental.
A Secretaria de Administração Penitenciária destacou ainda, em documento oficial, as situações que geram atrasos no início das obras de construção dos presídios e dentre elas estava: manifestações de repúdio quanto à construção de unidades prisionais nos municípios.
Fonte: Difusora Pirassununga