A prefeita Renata Braga e o diretor de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, estiveram em São Paulo na tarde da última terça-feira (24/09), quando fizeram uma apresentação dos aspectos econômicos de Porto Ferreira para equipes técnicas do Governo do Estado –Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e os Programas Desenvolve São Paulo e Investe São Paulo –, além de dezenas de prefeitos de todo o interior paulista.
Afora as explanações da prefeita e do diretor, a apresentação do município ferreirense contou com a exibição de um vídeo institucional, que demonstrou aos presentes os dados dos setores primário, secundário, terciário e os projetos da administração para prospecção de crescimento e de desenvolvimento econômico com sustentabilidade.
Renata Braga explicou que os conceitos da atual administração quanto ao desenvolvimento contemplam o resgate da condição de Arranjo Produtivo Local (APL) de decoração de interiores; a implementação de projetos socioeconômicos considerando encadeamentos produtivos e a economia criativa; o fortalecimento do turismo de negócios; e a abertura do Governo Municipal para o crescimento dos projetos de alta tecnologia, traçando, com isso, o fortalecimento econômico municipal.
Dori Américo, que se incumbiu da exibição do vídeo e dos apontamentos técnicos, disse que o evento foi uma ação institucional e de capacitação para a atração de investimentos pelo Investe São Paulo e prefeituras municipais, com o propósito de apresentar iniciativas que podem auxiliar os municípios a promoverem a geração de empregos e renda. “Na oportunidade, a nossa prefeita pôde falar sobre a principal atividade econômica, oportunidades de negócios, estrutura de apoio ao empresário e ao investidor, o futuro Centro Empresarial Ferreirense (Cefer), leis de incentivos fiscais ou outros incentivos, centros tecnológicos e os setores que o município deseja atrair para a sua atividade”, comentou o diretor.
Para a prefeita, foi uma ótima oportunidade de demonstrar o potencial econômico de Porto Ferreira. “Foi uma satisfação muito grande poder estar na Secretaria do Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, ao lado dos nossos parceiros estaduais daquela pasta.
Especialmente ao lado dos técnicos do Desenvolve São Paulo e do Investe São Paulo, bem como participar de um intercâmbio tão sadio com demais prefeituras, que estão dispostas a conhecer os projetos da nossa cidade e também proporem parcerias”, disse Renata.
Como resultado da reunião, Porto Ferreira obteve o estreitamento das relações com a Secretaria de Desenvolvimento e a parceria em projetos como o Cefer, a futura pavimentação da avenida João José Attab Miziara, a participação do Investe SP e do Desenvolve SP, em reuniões e ações locais e regionais, além da ampliação da assessoria daqueles órgãos do Estado para a vinda de novas empresas para Porto Ferreira, especialmente aquelas ligadas ao cluster de decoração e as de alta tecnologia.
Fonte: AC