O projeto implementado pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Porto Ferreira, que visa fomentar e desenvolver as atividades culturais locais, continua a dar bons resultados.
Nesta semana, o ferreirense Andrey Rossi, artista plástico formado pela Unesp-Bauru, venceu o VI Salão de Artes Plásticas de São José do Rio Preto, com a obra “Híbrido IV”.
Foram mais de 100 artistas, com o total de 305 obras, que se inscreveram no edital deste concurso, em busca do prêmio de R$ 4,2 mil prometido ao vencedor. Deste total, 77 participantes, com 152 trabalhos, foram classificados para o salão, e Rossi conseguiu superar seus concorrentes, de acordo com a avaliação do júri técnico. Após a vitória, a obra premiada passou a integrar o acervo da instituição de São José do Rio Preto.
Segundo o curador Carlos Bachi, os critérios para a seleção foram: criatividade, dificuldade da técnica e material utilizado. A obra “Híbrido IV” – técnica mista sobre lona de caminhão – pertence à série “Híbridos”. Para Rossi, esta série pretende demonstrar a relação de vivência e fusão entre o homem e o animal.
Outras obras do artista ferreirense estão incorporadas em acervos institucionais: quatro trabalhos foram adquiridos por Gilberto Chateaubriand e pertencem ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ); outro trabalho, da série “Cantos”, compõe o acervo do Centro Cultural Victor Brecheret, de Atibaia.
“Sem o auxílio da Prefeitura Municipal de Porto Ferreira, a oportunidade destes artistas de divulgarem seus trabalhos ficaria limitada. Assim, com os resultados positivos, ficamos com o sentimento de que o dever de representar as manifestações culturais está sendo cumprido. Parabéns ao Andrey por esta conquista importantíssima, que só eleva o nome da cidade”, disse a prefeita Renata Braga.
Fonte: AC