Para que se viva o presente e planeje o futuro, é necessário recordar o passado. Foi exatamente isso que ocorreu no último domingo (29) no Estádio do Ferreirão, que reviveu um jogo de 1991 entre PFFC x Galo da Comarca de Santa Rita do Passo Quatro, na final da I Copa de Futebol organizada pelo PFFC, categoria Sub 13, para garotos nascidos nos anos de 1978/79.
O evento surgiu da ideia dos ex-atletas Adriano Ortolani (Lemão), Deiviti Cremonezi (Téia) e Odair (Tilico). Atualmente, os dois primeiros atuam como professores do PFFC e Tilico, de Santa Rita, trabalha na Cargill.
O principal objetivo do evento foi reunir para uma confraternização estas pessoas que fizeram parte da história do PFFC, e reviver o momento vivido na final de 1991contra os tradicionais adversários de Santa Rita.
Apesar do dia chuvoso, que acabou atrapalhando a presença do público, todos os momentos vivenciados naquela época vieram à tona, deixando todos saudosistas e emocionados, principalmente ao reverem as fotos colocadas nas paredes dos vestiários, relembrando as histórias que definitivamente marcaram a vida dos atletas. “Com relação aos nossos “adversários” Santarritenses, muitos fazem parte de nosso convívio e muitos que há tempo não víamos, lembram com detalhes momentos daquela copa e jogos que realizávamos”, comentou Adriano Ortolani.
Algumas frases e atitudes dos “garotos”, hoje homens e cidadãos, que marcaram o evento:
“Quando entrei no estádio, fui descendo com meu carro muito devagar, olhando para dentro do campo e me vendo novamente correndo como criança e maravilhado de como as coisas mudaram ao seu redor, arquibancadas, campos sintéticos, bar, que na época não existiam”.
“Hoje voltei a ser criança novamente, relembrando as brincadeiras”.
“Quando jogávamos futebol na escolinha eram nossos pais, que vinham assistir e torcer, hoje estão nossas esposas e filhos e Eles são os avós, estamos ficando velhos mesmo”.
“Esse foi um momento inesquecível”.
“Muito obrigado por tudo que você fez por nós”.
“Na hora da oração no vestiário muita emoção e lágrimas nos olhos, pois falamos e ouvimos palavras que na época não tínhamos maturidade de enxergarmos e nem coragem de dizer”, disse um participante.
Os professores Deivit Cremonesi (Teia) e Adriano Ortolani (Lemão) agradeceram mais uma vez a presença do treinador Chico Nicolau, da época, que compareceu ao evento e recebeu uma singela homenagem, ao coordenador de Esportes Luciano D´Avila, ao Presidente Alessandro Lamelas, e a toda diretoria e conselheiros, pelo apoio e investimento ao esporte e cidadania.